Quem nunca desejou, mesmo que apenas por alguns momentos, saber como parar a menstruação?
Apesar de sabermos que menstruar é um momento normal, que faz parte de um organismo saudável, o sangramento pode chegar em momentos que são, no mínimo, inoportunos.
Mas, afinal, será que há algo que se possa fazer a respeito? Será que é possível suspender a menstruação por um breve período ou por bastante tempo?
Hoje vamos falar sobre os métodos utilizados para parar de menstruar. Também iremos tirar algumas das dúvidas mais comuns sobre este assunto. É só continuar a leitura.
Afinal, é possível parar a menstruação?
Antes de tudo, vamos lembrar que a menstruação é uma etapa normal do ciclo reprodutivo. Esse momento significa que a pessoa não está passando por nenhuma gestação.
Por esse motivo, a menstruação é o momento em que o útero elimina as camadas mais grossas do revestimento. Depois, é hora do corpo se preparar para dar início a um novo ciclo.
Mas será que é possível ter total controle sobre a menstruação e sobre o momento em que ela irá (ou não) acontecer? A resposta irá depender dos objetivos de cada pessoa.
Algumas pessoas querem apenas adiar a menstruação durante alguns dias, devido a uma viagem, por exemplo. Mas há também quem deseja parar de menstruar definitivamente, por uma série de motivos.
Existe a possibilidade de suspender a menstruação, inclusive por períodos longos de tempo, mas é necessário ter acompanhamento médico.
Vamos saber mais sobre as diferentes opções e métodos disponíveis para quem quer parar de menstruar.
Como parar a menstruação?
Há uma boa variedade de recursos disponíveis para as pessoas que desejam parar de menstruar.
Mas antes de falarmos sobre eles, você deve ter em mente que alterar a frequência da menstruação significa mexer em todo o ciclo reprodutivo.
Isso pode ter diversas consequências, que vão desde mudar a intensidade do sangramento até alterar a capacidade de passar por uma gestação.
Portanto, é muito importante seguir as orientações de um profissional da saúde. Apenas o médico pode avaliar o seu organismo, tirar as suas dúvidas e indicar a solução mais adequada para o seu caso.
Contraceptivo hormonal
As substâncias responsáveis por fazer com que todo o ciclo reprodutivo aconteça são os hormônios.
Por isso mesmo, as formas mais utilizadas para suspender a menstruação envolvem o consumo de determinados hormônios, sejam eles naturais ou sintéticos.
Alguns contraceptivos hormonais costumam ser bastante eficientes para as pessoas que desejam parar de menstruar. A maior parte dos anticoncepcionais que suspendem a menstruação funcionam porque eles inibem a ovulação.
Consequentemente, o útero não forma o revestimento mais espesso e, portanto, não há a necessidade de eliminar as camadas mais grossas através do sangramento.
Mas é preciso ter bastante cuidado. De forma nenhuma você deve tomar qualquer tipo de hormônio por conta própria. Vale lembrar que os hormônios são responsáveis pelo funcionamento de boa parte do nosso corpo. Humor, sono, peso,libido, entre muitas outras funções biológicas são reguladas de forma hormonal.
Portanto, mexer com os hormônios é algo que pode ter um enorme impacto na saúde e no bem-estar de uma pessoa. Antes de optar por qualquer contraceptivo hormonal, consulte um médico,
Anticoncepcional oral
Também conhecida como pílula anticoncepcional. Este método tem um funcionamento bem simples: basta que a pessoa tome o comprimido diariamente.
A pílula é formada por dois hormônios, a progesterona e o estrogênio. Há dois tipos de comprimido anticoncepcional.
O primeiro são aqueles de uso cíclico. Ou seja, a pessoa toma uma cartela de pílulas e depois suspende o uso por alguns dias. É neste período que a menstruação irá acontecer.
Outro tipo de anticoncepcional oral são as pílulas de uso contínuo. Elas costumam vir em cartelas com 28 comprimidos e a pessoa não deve fazer nenhum tipo de pausa. Com a pílula de uso contínuo, a pessoa pára de menstruar.
As pílulas sem dúvida têm muitas vantagens e são um método bastante eficaz para suspender a menstruação.
Mas elas também possuem diversas contraindicações e efeitos colaterais. Por este motivo, apenas o médico pode prescrever o uso deste método.
DIU hormonal
São um método contraceptivo de longo prazo, feitos para durar de cinco a dez anos. Eles são formados por uma pequena haste, em forma de “T” ou de “Y” e ficam dentro do útero. Daí o nome: Dispositivo Intrauterino.
O DIU pode ser de cobre, de prata ou hormonal. O único tipo que funciona para diminuir ou para suspender a menstruação é o DIU hormonal. Isso porque um dos efeitos do dispositivo hormonal é afinar o revestimento útero.
Como é justamente este revestimento que sai do corpo durante o período menstrual, o uso do DIU com hormônio torna o fluxo bem mais leve.
Em alguns casos, é possível que a menstruação pare completamente. Vale lembrar que não há nenhuma garantia de que a pessoa irá de fato parar de menstruar.
Há dois tipos de dispositivo intrauterino com hormônio. O DIU Mirena e o DIU Kyleena. Nos dois casos, o hormônio utilizado é o mesmo: o levonorgestrel.
É uma substância feita em laboratório, que tem a mesma função da progesterona, hormônio produzido pelos ovários. O DIU hormonal irá liberar o levonorgestrel no organismo de forma contínua.
E é aqui que está a principal diferença entre os dois tipos de dispositivos hormonais. Cada um deles libera uma determinada quantidade de levonorgestrel.
O DIU é um método anticoncepcional bastante eficiente, que precisa ser colocado por um médico. Portanto é necessário agendar uma consulta e fazer alguns exames antes do uso.
Implante anticoncepcional
Assim como o DIU, este também é um método anticoncepcional de longo prazo. Ele é fino e discreto e normalmente fica no braço, embaixo da pele.
O chip anticoncepcional tem um funcionamento bem simples. Depois de colocado, ele passa a liberar um hormônio chamado etonogestrel, que inibe a liberação de óvulos.
Vale lembrar que o revestimento uterino, que será eliminado na menstruação, começa a ficar mais espesso devido à ovulação. Portanto, o implante altera o fluxo menstrual.
Dependendo de cada caso, a menstruação pode diminuir, ficar irregular ou mesmo desaparecer completamente com o passar do tempo.
Para colocar o chip anticoncepcional, é necessário procurar um médico. Apenas ele está habilitado para fazer uma avaliação e para realizar a inserção do implante.
Anticoncepcional injetável
Como o nome indica, este método funciona com injeções, que devem ser tomadas periodicamente.
É possível escolher entre o anticoncepcional injetável de forma mensal ou trimestral.
A injeção trimestral é aquela indicada para quem quer parar de menstruar. Ela é formada apenas de progesterona e deve ser aplicada em intervalos de 90 dias. Ela inibe a ovulação e, por tem uma quantidade maior de hormônios, faz com que a pessoa pare de menstruar.
O anticoncepcional trimestral é vendido e aplicado em farmácias, mediante prescrição médica.
Terapia hormonal
Em alguns casos, o uso de hormônios não está associado aos métodos anticoncepcionais.
Algumas condições de saúde, como o climatério ou alterações na tireóide, podem ser tratadas com terapia de reposição hormonal. Nesse caso, é possível que a frequência e a intensidade da menstruação se alterem.
No entanto, essas circunstâncias fazem parte de um quadro clínico complexo, que pode ter diversas causas e consequências. Portanto, apenas o médico poderá dar informações sobre o que esperar de cada ciclo durante a terapia hormonal.
Outro objetivo da terapia hormonal é auxiliar pessoas que passam por questões relacionadas à identidade de gênero. Dependendo do caso, pode haver a indicação da terapia hormonal para que a pessoa se sinta mais confortável com o seu corpo.
Trata-se de uma decisão pessoal, que deve ser acompanhada pelo médico. Se a pessoa decidir fazer uso de hormônios como a testosterona, por exemplo, existe a possibilidade de que a menstruação pare de acontecer.
No entanto, isso irá variar de acordo com a dosagem e com o organismo de cada pessoa. Apenas o profissional de saúde pode fazer uma previsão do que irá acontecer e o que esperar da terapia hormonal.
Remédio para parar a menstruação
Além dos métodos descritos anteriormente, há outras substâncias que podem ser utilizadas para que a menstruação pare por um período de tempo.
A maior parte deles é composto por hormônios, que podem ser naturais ou sintéticos. No entanto, nem sempre o fim da menstruação é o objetivo principal desses remédios.
Muitos são medicamentos que foram desenvolvidos para tratar determinados quadros de saúde. A suspensão do sangramento, em diversos casos, é apenas um possível efeito colateral.
Por estes motivos, não podemos recomendar nenhuma substância medicamentosa para fazer a menstruação parar.
Apenas um médico está qualificado para fazer uma avaliação individual e para indicar, se for o caso, um remédio que possa suspender a menstruação.
É possível cortar a menstruação que já desceu?
Se a sua menstruação já chegou, será muito difícil parar o processo. A melhor forma de lidar com isso é utilizar uma proteção interna.
Há muitas opções disponíveis no mercado e a maior parte delas são fáceis de encontrar e de usar. Um enorme benefício da proteção interna é que ela não fica visível. Você poderá utilizar qualquer tipo de roupa, incluindo maiô e biquíni, sem nenhum tipo de constrangimento.
Além disso, os protetores internos permitem que você tenha total mobilidade para realizar qualquer atividade física que desejar. Inclusive, é possível se masturbar, ter momentos de intimidade com outras pessoas e fazer sexo com a proteção interna.
Vale lembrar que algumas formas de proteção menstrual interna podem ser usadas durante a penetração sem riscos e com toda a segurança. Outros protetores são indicados apenas para o sexo sem penetração.
Conheça mais sobre os protetores menstruais internos:
Absorvente interno
Este é um dos mais antigos e conhecidos protetores menstruais internos do mercado. Ele é feito para ser inserido dentro da vagina.
Há mais de um tamanho disponível, e a escolha deve ser feita de acordo com a intensidade do fluxo. O absorvente interno tem uma cordinha, que facilita a remoção. Ele deve ser trocado, no máximo, a cada seis horas.
Mas esse período pode ser um pouco menor em dias de fluxo mais intenso. O absorvente interno é sempre descartável, ele não deve ser reutilizado em nenhuma hipótese.
No entanto, é possível diminuir o impacto ambiental sem abrir mão deste tipo de produto. Já existem absorventes internos biodegradáveis no Brasil. Eles respeitam o meio-ambiente e oferecem total segurança para quem utiliza.
Coletor menstrual
Ecologicamente correto, reutilizável e econômico, o coletor tem conquistado cada vez mais pessoas. Trata-se de um copinho, feito para ficar dentro da vagina durante a menstruação.
Como o nome indica, ele coleta o sangue. Depois, é só retirar o coletor e descartar a menstruação no vaso sanitário. O coletor pode ficar no corpo por até doze horas, mas este período pode ser um pouco menor de acordo com a intensidade do fluxo.
Ele é feito de silicone ou de outros materiais que sejam seguros. O copinho é maleável e não causa desconforto, embora algumas pessoas precisem de um período de adaptação.
Dentre muitas vantagens, o coletor é ecologicamente correto e pode durar por até dez anos. Além disso, ele permite que você conheça melhor o seu corpo, não abafa a vulva nem interfere na flora vaginal.
Disco menstrual
O disco é bem parecido com o coletor. Ele também é feito de silicone, é reutilizável e funciona como um recipiente que colhe a menstruação.
A principal diferença entre disco e coletor está no formato. Enquanto o coletor lembra uma taça ou um copo, o disco menstrual tem o formato de um semicírculo.
Outra diferença está no local onde cada um fica. O coletor deve ficar no início do canal vaginal, perto da vulva. Já o disco é feito para ficar próximo ao colo do útero.
A diferença na localização é responsável por um detalhe importante. O disco é a única forma de proteção interna que possibilita a relação sexual com penetração.
O disco tem uma barreira dupla, que evita vazamentos. Ele pode ficar no corpo por até 12 horas e é bastante seguro para o corpo, desde que seja feito por uma marca confiável.
Você está em dúvida sobre a melhor proteção menstrual devido a alguma condição de saúde, por causa do método anticoncepcional que você utiliza, ou por qualquer outro motivo?
Então o ideal é consultar um médico antes de escolher qualquer produto.
Mitos e verdades sobre como parar a menstruação
Quando o assunto é parar a menstruação, há muitos métodos, receitas e dicas que circulam por aí. Nem todos funcionam de verdade e alguns deles podem até apresentar riscos ou fazer mal para a saúde.
Saiba alguns mitos e verdades sobre parar a menstruação.
É possível parar a menstruação com vinagre
MITO. O vinagre é um condimento, ou seja, ele é usado para dar mais sabor para os alimentos. Embora haja diversos benefícios associados ao vinagre, como melhorar a digestão, ele não tem nenhum impacto na menstruação. Vale lembrar, ainda, que o vinagre é bem ácido e não deve ser consumido em excesso.
É possível parar a menstruação com limão
MITO. Assim como ocorre com o vinagre, há muitas propriedades benéficas associadas ao limão. A fruta de fato é rica em Vitamina C e é um poderoso antioxidante.
No entanto, não há nenhum indício científico de que o limão seja capaz de suspender o sangramento menstrual. Outro ponto importante é que o limão, assim como qualquer outra substância, não deve ser consumido em excesso.
Água com açúcar faz a menstruação ir embora
MITO. Água com açúcar é uma das receitas caseiras mais populares e diversas finalidades são associadas a ela, como o poder calmante.
No entanto, não há nenhuma comprovação de que água e açúcar sirvam para qualquer finalidade terapêutica. Embora o açúcar dê uma satisfação momentânea, o consumo, principalmente em grandes quantidades, é extremamente prejudicial para o organismo.
Tomar anticoncepcional menstruada corta a menstruação
DEPENDE. A pílula anticoncepcional é feita de hormônios, portanto ela realmente tem impacto na menstruação. Tomar a pílula durante a menstruação de fato faz com que o sangramento vá diminuindo aos poucos, até parar.
No entanto, o efeito não é imediato. Outro ponto importantíssimo é que a pílula é um medicamento e sua eficácia depende de que a pessoa faça o uso correto, respeitando as pausas indicadas.
Ao ignorar as instruções do médico e da bula, a pessoa corre um sério risco de que o remédio pare de fazer o efeito esperado.
Compressa de gelo ajuda a parar a menstruação
MITO. A compressa de gelo é bastante utilizada para desinchar locais que estão doloridos. Ela tem efeito analgésico e pode, sim, ser eficaz para aliviar as dores causadas pelas cólicas.
Mas não é possível suspender o fluxo menstrual apenas com a temperatura baixa. Se isso fosse verdade, as pessoas iriam parar de menstruar em locais com clima frio ou durante o inverno.
Orgasmos ajudam a encurtar tempo de menstruação
MITO. É excelente ter orgasmos durante a menstruação. O prazer sexual libera endorfinas e diversas substâncias químicas na corrente sanguínea. Elas funcionam como analgésicos naturais e podem diminuir bastante as dores causadas pela menstruação.
No que se refere ao período em que a pessoa irá ter o sangramento, é importante lembrar que o tempo de duração considerado normal para a menstruação varia de 03 a 08 dias.
Quando a pessoa tem o ciclo regular, a tendência é que o número de dias seja sempre semelhante. Caso o número de dias da menstruação aumente ou diminua muito, sem uma razão aparente, é indicado procurar um médico.
Existe a possibilidade de que alguma alteração esteja acontecendo no seu organismo. Tenha em mente que nenhum orgasmo, por mais poderoso que seja, irá encurtar drasticamente a duração da menstruação.
Atividade física ajuda a diminuir o tempo de menstruação
DEPENDE. A prática de atividades físicas é essencial para um estilo de vida saudável. Fazer exercícios libera endorfinas. Essas substâncias são excelentes aliadas na hora de combater o desânimo, o mal-estar e até as dores da menstruação.
O único cuidado indicado é não exagerar nos treinos e escolher os melhores exercícios para o período menstrual. É importante não exagerar na intensidade nem na duração dos treinos.
No entanto, assim como acontece com os orgasmos, dificilmente a prática de atividades físicas irá diminuir significativamente o tempo da menstruação.
O que pode acontecer é que o seu corpo responda a algumas mudanças no estilo de vida. Pessoas com hábitos saudáveis, como: alimentação correta, prática regular de exercícios, boa qualidade do sono, entre outros, podem sentir menos incômodo durante o período menstrual.
Também é possível que, aos poucos, o fluxo se torne mais regular e que o número de dias que a menstruação dura fique um pouco menor.
Para quem é indicado parar a menstruação
Embora, de forma geral, a menstruação seja algo normal e saudável, há alguns casos em que o mais indicado é parar de menstruar.
De acordo com a doutora Patrícia de Rossi, certos problemas de saúde podem justificar a indicação clínica para que a menstruação seja interrompida. Algumas dessas condições são: endometriose, cistos no ovário, miomas e anemia falciforme, entre outros.
Nesse caso, é importante procurar um médico para decidir se esta é a melhor opção. Também é importante que o profissional monitore de perto a reação do organismo para verificar que o tratamento está surtindo o efeito esperado.
Pessoas que não sofrem com nenhuma alteração de saúde mas que desejam muito parar de menstruar também podem fazer isso.
Basta procurar um profissional para decidir qual é o melhor método a ser utilizado. Em hipótese nenhuma você deve recorrer a tratamentos indicados através de sites, amigos ou pessoas que não trabalham na área da saúde.
Cada organismo é único e apenas um profissional pode indicar, de forma responsável, qual é o melhor método para suspender a menstruação.
O tratamento pode variar muito de acordo com os objetivos, o estilo de vida e o quadro de saúde de cada pessoa.
Quero parar a menstruação de vez! O que fazer?
A maior parte dos métodos para quem deseja parar de menstruar são temporários. Seja por meio de anticoncepcionais, terapia hormonal ou remédios, provavelmente será necessário consumir uma determinada substância com regularidade.
Os métodos mais duradouros são o chip anticoncepcional, que pode fazer com que a pessoa pare de menstruar durante três anos, e o DIU hormonal, que pode suspender o sangramento por até cinco anos.
Há alguns tipos de hormônio que, quando tomados durante muito tempo, podem fazer com que a menstruação pare de forma definitiva.
No entanto, há diversos efeitos colaterais que podem estar envolvidos. Portanto, é necessário consultar um médico para saber que tipo de substância é mais indicada e se essa opção é viável para o seu caso.
Vale lembrar que mesmo cirurgias como a laqueadura não fazem com que a pessoa pare de menstruar. As duas únicas cirurgias que podem parar a menstruação de forma definitiva são a histerectomia, que envolve a retirada do útero e a ablação endometrial, em que o revestimento do útero é removido.
No entanto, esses dois procedimentos são irreversíveis e podem ter consequências graves para a saúde. Por isso, essas cirurgias são realizadas apenas em casos extremos, quando todas as outras opções não são viáveis.
Perguntas frequentes sobre como parar a menstruação
Você ainda está com alguma dúvida sobre o assunto? Veja as respostas para as perguntas mais frequentes aqui.
A menstruação é parte do ciclo reprodutivo. Ela acontece a cada 28 dias, aproximadamente. A pessoa sangra no final do ciclo, quando o útero começa a eliminar as camadas mais grossas do revestimento.
Ou seja: a menstruação irá acontecer quando o organismo estiver preparado para este processo. É muito difícil fazer com que o sangramento ocorra em um determinado momento.
O que pode ser feito é acompanhar de perto cada ciclo, para que seja possível prever quando a próxima menstruação irá ocorrer.
Ainda assim, diversos fatores como: estresse, alimentação, uso de medicamentos, entre outros, podem causar alterações no ciclo reprodutivo. E, consequentemente, na data prevista para a menstruação.
A duração normal da menstruação pode variar de 03 a 07 dias. Cada organismo tem a sua própria duração e é muito difícil diminuir o número de dias.
O mais indicado é utilizar uma proteção menstrual dentro da vagina, como o absorvente interno, o coletor ou o disco menstrual. O sangramento irá continuar, mas você não terá nenhum impedimento para fazer sexo e nem para praticar qualquer outra atividade.
Outra opção é optar pelo uso de anticoncepcionais com hormônio, que podem reduzir a quantidade de dias da menstruação. Neste caso, é indicado procurar um médico para decidir qual é o melhor método para você.
Por fazer parte do funcionamento biológico, não é possível ter total controle sobre a data em que a menstruação irá acontecer ou não.
O mais indicado para quem vai viajar é optar por uma proteção menstrual interna, como o coletor, o disco ou o absorvente interno.
Esses produtos irão permitir que você utilize qualquer tipo de roupa, inclusive traje de banho, sem nenhum tipo de constrangimento.
É normal que o fluxo menstrual fique mais intenso durante os primeiros dias da menstruação. Alguns fatores, como o estilo de vida e a alimentação, podem influenciar a intensidade do fluxo. Neste caso, o mais indicado é manter hábitos saudáveis para que o fluxo se torne mais regular.
No entanto, se a intensidade do fluxo for causada por fatores como miomas, pólipos, endometriose ou outro problema, será necessário consultar um médico. Apenas ele pode indicar o melhor tratamento de acordo com o caso.
Além disso, alguns métodos anticoncepcionais hormonais também podem fazer com que o fluxo se torne mais leve. Se esse é o seu objetivo, também é indicado procurar um profissional para decidir qual é a melhor opção.
Ninguém pode subestimar o poder das ervas medicinais. Há muitos chás para aliviar as cólicas, o mal estar e a ansiedade causadas pela menstruação.
Embora haja diversas receitas caseiras para parar de menstruar, não há nenhuma indicação científica de que elas sejam de fato eficazes.
Vale lembrar que a maior parte dos chás tem efeito terapêutico que funciona aos poucos, com o passar do tempo. Dificilmente um chá irá causar a suspensão imediata do sangramento menstrual.
A menstruação não deve ser um impedimento para o prazer sexual. Se masturbar ou ter relações com outra pessoa durante a menstruação é algo normal e saudável. Portanto, não há nenhum impedimento para as relações sexuais neste período.
Mas é importante ter atenção a um detalhe. O coletor menstrual e o absorvente interno ficam próximos da entrada da vagina. Nada impede o sexo ou a masturbação sem penetração. Mas não é recomendado ter relação com penetração durante o uso destes produtos.
Se você usa absorvente interno ou coletor, o ideal é retirar a proteção antes da relação sexual ou da masturbação com penetração.
Já as pessoas que optam pelo disco menstrual podem ter relação sexual com penetração sem nenhum problema ou impedimento.
Vale lembrar que, em qualquer caso, o uso de preservativo é fundamental para preservar a saúde e a segurança de todos os envolvidos.