Você acredita em alma gêmea? Entenda a origem do mito!

Conteúdo

Alma gêmea: pensamos nessas palavras quando temos a sensação de que duas pessoas compartilham uma conexão intensa, quase inexplicável. Elas parecem ter sido feitas uma para a outra e nos fazem pensar em um relacionamento ideal. 

Mas será que as almas gêmeas existem mesmo? Continue lendo e saiba mais sobre este assunto.

O que é alma gêmea

De acordo com o dicionário, “almas gêmeas” são duas pessoas que combinam perfeitamente uma com a outra. 

Para a psicóloga Sabrina Romanoff, quando as pessoas pensam em sua alma gêmea, elas esperam um relacionamento ideal. Em outras palavras, as almas gêmeas convivem entre si com uma harmonia perfeita. 

Romanoff compara a expectativa de encontrar a alma gêmea a unir duas peças de um quebra-cabeças. Quando juntas, as peças se completam, sem esforço, sem falhas e sem qualquer tipo de imperfeição. 

O relacionamento ideal entre as almas gêmeas pode ser de amizade, de companheirismo ou de qualquer outra natureza. Mas a maior parte das pessoas associa a alma gêmea ao amor romântico

Mas você já parou para se perguntar como surgiu o conceito de alma gêmea?

Como surgiu o mito da alma gêmea

Desenho representando o mito da alma gêmea. No desenho, do que parece ser um homem e uma mulher, as almas gêmeas estão ligados pelas costas, com braços e pernas levantados. Esse desenho parece ter sido feito em um vaso grego antigo.

Uma das primeiras obras associadas ao conceito de alma gêmea é O Banquete, de Platão, que foi escrito por volta de 380 a.c. 

O livro é composto por diversos diálogos que giram em torno do amor em suas diferentes formas, com especial atenção para a amizade e para os sentimentos românticos. Um dos simpósios que está em O Banquete é associado a Aristófanes, um dos mais importantes dramaturgos da época. 

No livro, Aristófanes explica que, no início dos tempos, a espécie humana era autossuficiente. Ou seja: cada pessoa se sentia completa do ponto de vista sentimental e erótico. Portanto, ninguém sentia a necessidade de buscar um par. 

Entretanto, as pessoas se tornaram muito arrogantes e passaram a desafiar os deuses. Como punição, Zeus dividiu toda a espécie em duas metades, deixando a humanidade enfraquecida e incompleta. 

Sem essa parte essencial da própria alma, as pessoas começaram a desistir de viver. Zeus, então, se apiedou dos seres humanos e deu a eles o desejo sexual. O desejo levaria cada pessoa a encontrar um parceiro, dando um fim ao sentimento de solidão. 

O encontro entre dois seres, cada um com metade de uma alma, formaria uma criatura completa. Esse encontro seria capaz de restaurar a sensação de plenitude que havia sido perdida. 

Nesse discurso de Aristófanes, a palavra “alma gêmea” não é mencionada. Mas, para a socióloga Dra. Nayara Baiochi, a fala de Aristófanes contém diversos elementos importantes para que o conceito de almas gêmeas fosse formado. 

Cristianismo, romantismo e almas gêmeas 

Baiochi explica que, para o cristianismo, a alma é única, sendo aquilo que diferencia cada pessoa de todas as outras. Esse conceito ganhou força durante o romantismo, período em que a individualidade e a subjetividade eram bastante valorizadas. 

Ao unir a concepção de alma cristã e os princípios do romantismo, cria-se a perspectiva de que cada pessoa é especial e insubstituível. 

Dessa forma, temos um novo olhar para o discurso feito por Aristófanes em O Banquete. Não se trata mais de procurar por qualquer outra pessoa para dar um fim à solidão. 

Se cada indivíduo é único e insubstituível, cada pessoa tem o seu par ideal. Apenas esse par seria capaz de trazer a sensação de completude que se espera do relacionamento e do amor. 

Com isso, chega-se ao conceito de almas gêmeas românticas. Duas pessoas que foram feitas uma para a outra e que só serão verdadeiramente felizes se estiverem juntas.

Os 4 diferentes tipos de alma gêmea

O relacionamento entre pessoas que se consideram almas gêmeas costuma ser bastante marcante. Estamos falando de uma conexão especial, que pode surgir instantaneamente ou com o passar do tempo. 

Mas você sabia que há diferentes tipos de alma gêmea? Entenda mais sobre o assunto:

Chama gêmea

Chamas gêmeas são pessoas que possuem muitas características semelhantes entre si. Isso vale tanto para os defeitos quanto para as qualidades. 

Chamas gêmeas costumam compartilhar os mesmos interesses, paixões, objetivos e inseguranças. Por esse motivo, em uma conexão de chamas gêmeas é comum que a pessoa veja uma parte de si mesma em outro indivíduo. 

Tanta semelhança costuma gerar um sentimento de conexão forte e profunda. Por se tratar de duas pessoas bastante parecidas, a relação de chamas gêmeas pode ser carregada de tensões. 

O que demanda bastante esforço dos envolvidos para que a convivência funcione de forma tranquila e com poucos conflitos. Além disso, a ligação entre chamas gêmeas pode estimular um crescimento profundo para os envolvidos. 

Acredita-se que o encontro com uma chama gêmea pode mudar significativamente a vida de uma pessoa. 

Alma gêmea cármica

Como o nome indica, esse tipo de conexão está relacionado ao karma, conceito presente em diversas filosofias orientais. Nessa perspectiva, não existem acasos. Tudo acontece por um motivo e tem consequências que podem ser bastante duradouras. 

O carma está associado ao ciclo de vida, morte e renascimento. Ou seja: é possível que algumas coisas que acontecem nesta vida sejam consequências de vidas passadas. 

Isso nos leva à alma gêmea cármica. Sabe aquela sensação de que você conhece a pessoa de outras vidas ou de outras encarnações? 

Pois é: almas gêmeas cármicas são pessoas que possuem uma ligação espiritual profunda, desenvolvida ao longo das eras. 

Na maior parte das vezes, existe um sentimento mútuo de compreensão, conforto e familiaridade entre almas gêmeas cármicas. 

Por se tratar de uma conexão bastante espiritual, a união entre essas almas gêmeas não depende da atração física ou do romantismo. As raízes costumam ser profundas e mesmo difíceis de explicar de forma racional.  

Alma gêmea romântica

Possivelmente, esse é um dos aspectos mais associados à noção de alma gêmea. Trata-se de duas pessoas que compartilham uma conexão profunda. Elas possuem uma grande compatibilidade e desenvolvem um relacionamento romântico. 

A ligação entre almas gêmeas românticas costuma ser bastante mostrada na cultura pop. Há diversos filmes, seriados, livros, histórias em quadrinhos, entre outros. Essas histórias mostram a busca, o encontro e a conexão entre duas pessoas que parecem ter sido feitas uma para a outra. 

O conceito de almas gêmeas românticas está bastante ligado à ideia de que há um par perfeito para cada pessoa. Sendo assim, muitas pessoas procuram sua alma gêmea esperando um relacionamento amoroso recíproco,feliz e duradouro. 

Alma gêmea arromântica

Há muitos casos em que sentimos uma forte conexão com outra pessoa sem que os sentimentos românticos estejam envolvidos. E nada impede que consideremos essas pessoas como almas gêmeas. 

Cada indivíduo desenvolve diferentes tipos de sentimentos e de relacionamentos com outras pessoas. Por isso, o sentimento entre as almas gêmeas não necessariamente é de natureza romântica, erótica ou sexual. 

Ele pode ser de amizade, intelectual, profissional, emocional, platônico,familiar ou uma combinação de diferentes aspectos. Isso não irá invalidar a intensidade ou a importância da conexão entre as almas gêmeas. 

Alma gêmea existe?

Estátuas de pedra de vários casais em posições diferentes. Alguns estão se abraçando, outros sentado conversando e no canto direito há uma estátua sozinha olhando os outros casais.

Vamos por partes. Alma gêmea é um conceito desenvolvido ao longo do tempo, por diferentes épocas e culturas. Nesse sentido, podemos dizer que sim, o ideal de alma gêmea existe, fez e faz parte de nossa cultura. 

Mas quando falamos sobre o assunto, outra pergunta aparece instantaneamente. Será que o par ideal de cada pessoa realmente existe? 

A resposta para essa pergunta não é simples. Algumas pessoas acreditam que as almas gêmeas existem. Mas também há quem defenda que almas gêmeas não existem. O que há são pessoas com maior ou menor compatibilidade entre si.

Durante muito tempo, eu acreditei na existência de almas gêmeas. Pessoas feitas uma para a outra, que estavam destinadas a se encontrar e a ter um relacionamento romântico feliz e duradouro. Esse pensamento está relacionado ao ideal de amor romântico e aos seus diversos aspectos, que permeiam nossa cultura. 

Alguns deles são contos de fadas, filmes, séries, livros e músicas que fizeram (e fazem) parte da minha vida. Mas, com o passar do tempo, comecei a questionar em relação a esses assuntos. 

Afinal, o mito da alma gêmea está, em grande parte, enraizado em uma sociedade heteronormativa, monogâmica e patriarcal. Por exemplo: será que o ideal de almas gêmeas cabe em todos os tipos de relacionamento

Diante de tudo isso, foi necessário reconhecer a necessidade de desconstruir algumas das minhas crenças anteriores. Atualmente, posso dizer que acredito em almas gêmeas, mas de uma forma bem diferente.

Creio, sim, que temos mais compatibilidade com algumas pessoas do que com outras. Também acho que, devido a uma série de fatores, alguns relacionamentos têm mais chances de ser satisfatórios, duradouros e intensos. 

Mas sei também que nenhuma relação se desenvolve em um passe de mágica. O comprometimento, a compatibilidade e o diálogo são fundamentais quando estamos falando de um envolvimento sentimental. 

Além disso, passei a perceber que há muitas pessoas com quem desenvolvemos uma ligação muito forte. Isso não quer dizer que essa conexão deva necessariamente ser romântica ou eterna. 

Em suma: o ideal de duas pessoas feitas uma para a outra, que ficarão juntas para sempre é uma possibilidade. Mas, definitivamente, não é a única. 

O que significa ter uma alma gêmea em diferentes culturas

O conceito de almas gêmeas existe em diversas sociedades e culturas. Saiba como ele é visto em diferentes partes do mundo.

  • Hinduísmo: A palavra Ardhangini tem relação com o sentido romântico de almas gêmeas. De acordo com a tradição indu, a vida de um homem nunca pode ser completa sem sua companheira, chamada de Ardhangini.

Unidos pelo casamento, marido e esposa são duas metades de um ser eterno. Nessa perspectiva, as metades se completam. Cada metade tem suas responsabilidades e obrigações sociais diferentes, atribuídas de acordo com o gênero. Mas nenhuma das metades é considerada superior à outra.

  • Budismo: Um conceito importante para esta cultura é o pratitya-samutpada: a ideia de nada é um acaso. Tudo que acontece ou que surge tem uma causa anterior. Dessa forma, todos os seres vivos estão ligados entre si. 

E mais: a forma como eles se relacionam pode ser explicada por fatos anteriores, que ocorreram em outras encarnações. Dessa forma, para o budismo, todos os relacionamentos que temos nessa vida são cármicos.

  • Judaísmo: O idioma iídiche tem a palavra bashert, que pode ter dois significados diferentes. Bashert pode se referir a um acontecimento que estava predestinado a acontecer. Além disso, bashert é utilizada para descrever uma pessoa que está destinada a casar com outra. 

Na perspectiva judaica, os pares românticos são formados pela vontade de Deus, daí a forte relação entre destino e casamento. Nesse sentido, o noivo é chamado de basherter e a noiva é chamada de basherte.

  • Orientalismo: Para os chineses, japoneses e coreanos, cada pessoa está ligada ao seu verdadeiro amor por um fio vermelho. Dependendo das circunstâncias de vida, esse fio pode se esticar ou se enrolar em meio a outros. Mas ele jamais se parte. 

Ou seja: duas pessoas destinadas uma para a outra compartilham uma conexão especial que não pode ser desfeita. Além disso, em algum momento essas duas pessoas irão se encontrar. Vale lembrar que, para os orientais, o vermelho é fortemente associado ao amor e à felicidade. 

Por que gostamos de acreditar em alma gêmea?

Um casal está deitado no chão em um dia ensolarado. O homem está com a camisa aberta e o peitoral a mostra segurando um globo espelhado pequeno. A mulher está deitada na barriga do homem com os olhos fechados e uma mão na perna e outra no rosto do homem. O homem está rindo e a mulher está de olhos fechados, com a cabeça inclinada para a esquerda e com um semblante calmo.

Há alguns motivos que nos levam a querer acreditar em alma gêmea. O pensamento de encontrar alguém ideal, que irá nos compreender e nos amar independente dos obstáculos é reconfortante. 

Em muitos casos, atribuímos os problemas que encontramos em nossos relacionamentos ao fato de que a outra pessoa não era nossa alma gêmea. Diante disso, temos apenas que encontrar a pessoa certa para ter um relacionamento feliz.

Além disso, pensar na alma gêmea pode ser uma etapa importante para o autoconhecimento. Cada um tem suas próprias subjetividades, expectativas e limites. 

Ao idealizar nossa alma gêmea, descobrimos aquilo que buscamos e valorizamos. O que pode ter um impacto significativo em nossos relacionamentos com outras pessoas.

Mas é preciso ter atenção. Ninguém deve condicionar a própria felicidade ao encontro com a alma gêmea. Para a psicóloga Karin Abrell, muitas pessoas que acreditam em almas gêmeas podem se sentir vazias ou angustiadas. 

Isso porque o conceito de alma gêmea está ligado a encontrar uma pessoa que irá nos completar. De acordo com a Dra. Abrell, Isso faz com que alguns indivíduos sintam que estão incompletos sem um relacionamento, o que não é nada saudável

Alma gêmea e o ideal inalcançável do relacionamento perfeito.

Outro ponto importante quando o assunto é almas gêmeas é a idealização do relacionamento. De acordo com o psicólogo Joseph Cilona, as pessoas imaginam que o relacionamento entre almas gêmeas é perfeito. 

Dessa forma, idealizamos uma relação que funciona perfeitamente bem, de modo instantaneamente fácil e harmônico. Mas, de acordo com o dr. Cilona, isso não existe. 

Independente da força do sentimento entre as pessoas, um relacionamento demanda bastante diálogo e comprometimento por parte dos envolvidos. 

Além disso, um mito comum quando assunto é almas gêmeas está no fato de que só existe uma pessoa no mundo com quem podemos ter um relacionamento pleno. Qualquer outra relação seria insuficiente. Logo, apenas a alma gêmea poderia trazer a sensação de plenitude. 

O Dr. Cilona destaca que há bilhões de pessoas no mundo. Portanto, há inúmeras possibilidades de que uma pessoa desenvolva relacionamentos saudáveis e satisfatórios com outros indivíduos. 

13 livros, filmes e séries sobre alma gêmea

Há muitas obras que giram em torno de almas gêmeas. Que tal descobrir algumas delas?

Livros sobre alma gêmea

  • Os sofrimentos do jovem Werther: O que acontece quando encontramos nossa alma gêmea, mas ela já está comprometida com outra pessoa? Esse é o enredo de um dos mais clássicos livros do romantismo alemão. Werter se muda para uma nova cidade. Lá, ele conhece Charlotte, com quem sente uma forte conexão romântica. Porém, ela está noiva e se recusa a romper o compromisso.
  • Almas gêmeas: Por quanto tempo um sonho consegue sobreviver?: Neste romance, acompanhamos a história de duas pessoas que, após um encontro casual, sentem uma forte conexão romântica. Acontece que ambos precisarão lidar com uma série de desafios e de escolhas em suas vidas pessoais. Cada uma delas será decisiva para  que eles fiquem juntos ou acabem se separando.
  • Almas Gêmeas: Se você gosta de romances psicografados, essa é uma excelente pedida. O enredo começa no século 18, em Portugal. Duas pessoas predestinadas uma para a outra sentem uma forte ligação instantânea, desde o primeiro olhar. A partir daí, se desenvolve uma história de amor incomparável, cheia de altos e baixos, mostrando um casal que desafia todos os obstáculos para permanecer unido.
  • O Banquete: Esta é considerada uma das mais importantes – e bonitas – de Platão. O livro é composto por uma série de diálogos, onde são apresentadas diversas perspectivas sobre o amor. Um dos capítulos, que apresenta a fala atribuída a Aristófanes, gira em torno de uma só alma dividida em dois corpos. O texto em questão é um dos mais associados ao surgimento do conceito de almas gêmeas.
  • A equação perfeita do amor: Ideal para quem gosta de histórias sobre casais que se unem de forma improvável. Na trama, uma empresa de namoros consegue descobrir seu par ideal com base em um teste de genética. Uma garçonete concorda em participar do serviço por razões financeiras. Mas as coisas tomam um rumo inesperado quando o teste aponta seu par ideal. Um homem poderoso que ela detesta. 

Filmes sobre alma gêmea

  • Em algum lugar do passado: Um jovem escritor encontra uma mulher desconhecida e misteriosa. Sem maiores explicações, ela pede que ele volte. Intrigado, o homem descobre que precisa voltar no tempo para encontrá-la. Em pouco tempo, os dois se apaixonam, dando início a uma história para lá de romântica e comovente.

Onde assistir: Google Play, Amazon Prime, Apple TV, Youtube

  • Drácula de Bram Stoker: Essa é uma das histórias de vampiros mais conhecidas de todos os tempos. O filme foi baseado no livro, que tem o mesmo nome. Drácula é uma criatura poderosa, sobrenatural e imortal. Ele atravessou os séculos e percorreu o mundo em busca de sua verdadeira amada. Ao descobrir onde ela está, ele não medirá esforços para ficar ao seu lado. 

Onde assistir: Google Play, Amazon Prime, Apple TV, Youtube

  • Ghost – Do outro lado da vida: Imagine um amor tão forte que nem mesmo a morte pode separar. A trama gira em torno de uma mulher que inesperadamente perde seu parceiro. Mas, mesmo como um espírito, ele irá superar todos os obstáculos para ficar junto de sua amada. Para lá de romântico, esse filme tem uma das mais icônicas cenas de paixão da história do cinema. 

Onde assistir: Google Play, Amazon Prime, Apple TV, Youtube, Telecine, Paramount+

  • Brilho eterno de uma mente sem lembranças: Neste filme, existe uma tecnologia que consegue apagar nossas lembranças mais dolorosas. Após o fim do relacionamento, uma mulher decide buscar este serviço, para se livrar da mágoa. Ao descobrir o que ela fez, seu ex-companheiro tenta decidir se fará o mesmo ou se deve aprender com o passado.

Onde assistir: Google Play, Amazon Prime, Apple TV, Youtube 

  • Efeito Borboleta: Um jovem descobre que tem o poder de viajar no tempo e de alterar os acontecimentos. Dessa forma, ele decide tentar melhorar a vida de uma amiga, modificando o passado. Com isso, a forma como os dois se encontram também se altera. Em pouco tempo, o personagem principal se vê perdido em meio a uma infinidade de realidades alternativas.

Onde assistir: Amazon Prime, HBO Max

Séries

  • Osmosis:Nessa série polêmica de ficção científica, dois irmãos desenvolvem uma tecnologia capaz de unir pessoas que são almas gêmeas. Mas para isso é necessário implantar um chip na cabeça das pessoas. Aos poucos, essa inovação pode ter rumos bastante inesperados e se tornar um pesadelo.

Onde assistir: Netflix

  • The Witcher: Como explicar nossa ligação com algumas pessoas? Esta série se passa em um universo de fantasia medieval. Nele, um homem precisa lidar com dois relacionamentos improváveis. Um deles é de natureza romântica, com uma feiticeira, após fazer um pedido a uma criatura sobrenatural. A segunda relação desperta sentimentos familiares quando o homem descobre que seu destino está ligado à vida de uma criança.

Onde assistir: Netflix

  • Sense 8: Essa série para lá de original mostra um grupo de oito pessoas ao redor do mundo. Por algum motivo, elas compartilham uma conexão inexplicável. Ao perceber isso, elas passam a compartilhar suas habilidades e experiências. Quando o grupo começa a ser perseguido, todos precisarão lutar para continuar vivos.

Onde assistir: Netflix

Esse texto foi relevante para você? Deixe um comentário ou compartilhe em suas redes!

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo