7 Melhores Lubrificantes: excelente custo-benefício

Conteúdo

Se você se interessa por produtos com potencial para impactar sua vida íntima, uma dica: procure pelos melhores lubrificantes. Eles são utilizados por muitas pessoas e por um excelente motivo. Entenda o por quê:

Em um mundo ideal, sempre que o sexo estivesse prestes a acontecer, nosso corpo estaria totalmente preparado à espera dos prazeres que estão por vir.

Mas independente da vontade, das preliminares e do clima perfeito, às vezes percebemos que toda a experiência seria muito melhor e mais agradável se houvesse uma fonte extra de lubrificação

E por que não?  Afinal, o lubrificante é fantástico e torna a intimidade bem mais confortável independente do quanto a pessoa está naturalmente molhada.

Mas o que é um lubrificante íntimo? Tem alguma diferença entre os produtos disponíveis? Quais? Como escolher um que combine com o seu estilo de vida íntimo?

O que é lubrificante íntimo?

Um lubrificante é aquele produto cuja função é lubrificar, ou seja, deixar uma certa parte do corpo mais úmida ou molhada, facilitando o toque e deixando o contato mais confortável.

Temos os lubrificantes corporais, que são feitos para a área externa do corpo – e são deliciosos para massagens, toques e carícias preliminares.

Mas para usar especificamente na região íntima, como a vulva, vagina, ânus e/ou pênis, é preciso que o produto seja específico para isto. Ou seja: você deve procurar, especificamente, por um lubrificante íntimo

Os lubrificantes feitos para a pele não devem ser utilizados na região íntima de jeito nenhum, por vários motivos. Eles podem causar problemas como: alergias, irritações ou infecções caso sejam usados na área íntima. 

Além disso, os lubrificantes corporais podem danificar o material dos brinquedos sexuais. Eles também podem causar o rompimento do preservativo. 

Vantagens e desvantagens de usar os melhores lubrificantes íntimos

Mas será que usar um lubrificante íntimo vale mesmo a pena? A resposta irá depender muito daquilo que você deseja. 

Se você está considerando a possibilidade, mas ainda não se decidiu, veja algumas vantagens e desvantagens em relação ao uso de lubrificantes:

10 Vantagens que o lubrificante íntimo traz para a sua intimidade

  1. Proporciona mais conforto durante a penetração na vagina ou no ânus;
  2. Facilita a movimentação de partes do corpo ou de brinquedos dentro da vagina ou do ânus;
  3. Faz com que o toque nas regiões íntimas se torne mais suave;
  4. Pode ser utilizado quer a pessoa esteja sozinha quer a pessoa esteja acompanhada;
  5. Pode tornar a masturbação ou os encontros sexuais mais prazerosos;
  6. Há uma enorme variedade de opções disponíveis no mercado;
  7. Caso você utilize brinquedos e/ou preservativos, o uso de lubrificante é recomendado;
  8. É um produto discreto e fácil de transportar para qualquer local;
  9. Pode aumentar a sensibilidade durante os momentos íntimos;
  10. Pode fazer com que a pessoa fique mais relaxada para aproveitar as preliminares e a penetração.

10 Desvantagens que o uso de lubrificante íntimo pode trazer para a sua intimidade

  1. Pode causar alergias em algumas pessoas;
  2. Algumas pessoas não se sentem à vontade com o uso do produto;
  3. É necessário reaplicar de tempos em tempos para que a lubrificação continue;
  4. Os lubrificantes à base de óleo podem manchar tecidos como roupas e lençóis;
  5. Algumas pessoas se incomodam com a sensação causada pelo lubrificante depois que ele seca;
  6. O lubrificante costuma ser um pouco mais frio do que a temperatura corporal, o que pode ser desconfortável; 
  7. Pode alterar o PH da vagina (caso o produto não tenha PH neutro);
  8. Lubrificantes à base de óleo não devem ser utilizados com preservativos;
  9. Por mais barato que seja o lubrificante, é necessário considerar que há um investimento financeiro envolvido;
  10. É preciso ter atenção para escolher um produto de qualidade e que não irá prejudicar a saúde.

Devo utilizar um lubrificante íntimo?

Esta é uma pergunta que só você mesma pode responder. Independente das vantagens ou desvantagens que o lubrificante tenha, é importante que você pense em algumas questões

A primeira delas é: você tem vontade de experimentar este tipo de produto? Além disso, é necessário avaliar se você se sentirá confortável utilizando um lubrificante. 

Se a resposta para estas duas perguntas for sim, é o momento de começar a se aprofundar no assunto. Leia, pesquise as opções e escolha aquela que parece ser a mais interessante para o seu estilo de vida. 

Outro ponto importante a considerar é a sua sensibilidade aos componentes de cada produto. Leia atentamente a lista de ingredientes e verifique se você não tem nenhuma alergia. 

Ainda assim, é recomendado testar uma pequena quantidade do lubrificante nas mãos ou nos braços antes de utilizá-lo na região íntima. 

Se você costuma ter alergias com facilidade, o ideal é perguntar a um médico. Ele poderá indicar quais são os melhores lubrificantes íntimos para cada caso. 

Como ocorre a lubrificação íntima feminina 

Quando ficamos sexualmente excitadas, nosso corpo começa a ter reações bem específicas: a respiração acelera, os mamilos endurecem, as pupilas aumentam. Os órgãos sexuais enchem de sangue e se dilatam, como parte da preparação para o sexo.

No caso específico da vagina, ocorre a lubrificação natural. Biologicamente, esta lubrificação diminiu o atrito durante a penetração, aumentando o conforto durante o sexo e minimizando qualquer sensação de dor ou irritação.

Por que e quando usar lubrificantes íntimos

mão de mulher segurando uma banana lambuzada de lubrificante

Como saber se é hora de usar os melhores lubrificantes íntimos? Simples: use sempre que quiser.

O fato de uma mulher sentir que precisa de um lubrificante não significa que ela não está excitada o suficiente. 

O que vale, sempre, é aquilo que a pessoa sente, pensa e quer.

Então, você pode (e deve!) usar um destes sempre que tiver vontade ou sentir que precisa, independente de estar sozinha ou acompanhada. 

Além disso, em certas ocasiões, o lubrificante íntimo será uma necessidade.

Algumas partes do corpo, como as mãos, não possuem lubrificação própria. O mesmo acontece com brinquedos sexuais. 

Então, é necessário usar um produto que faça com que a penetração ocorra com menos atrito e, consequentemente, sem dor ou desconforto.

O mesmo ocorre no caso da penetração anal. Como o ânus não tem uma fonte de lubrificação, é necessário utilizar um produto para diminuir o atrito na região.

Além disso, ao utilizar preservativos, masculinos ou femininos, também é bom recorrer ao lubrificante, pois o látex e o poliuretano não deslizam. Por causa disso, a maioria dos preservativos já vêm com uma pequena lubrificação de fábrica.

Qual a diferença entre lubrificante e hidratante íntimo?

Os hidratantes vaginais são usados ​​diariamente, na maioria das vezes seu uso é indicado por um médico. Seu uso é indicado para pessoas que sofrem com o ressecamento da vagina devido a problemas de saúde. 

Já os lubrificantes são usados para aumentar a umidade durante a masturbação ou ato sexual e seu objetivo é facilitar a penetração com partes do corpo ou brinquedos. 

Há uma marca para os melhores lubrificantes femininos?

Ao procurar por lubrificantes íntimos, você irá encontrar uma enorme variedade de marcas. O lado positivo é poder escolher à vontade aquele que tem exatamente aquilo que você procura.

Por outro lado, isso pode acabar gerando uma certa confusão. Principalmente quando a pessoa nunca utilizou um lubrificante íntimo. Como escolher a melhor marca? Que fatores é preciso levar em consideração na hora de fazer a compra? Há como garantir a qualidade de um produto?

A primeira coisa que você precisa considerar na hora de escolher o seu lubrificante íntimo é a base. Ou seja, o material principal utilizado na fabricação do produto

Normalmente vem escrito na embalagem se o lubrificante é “à base de água” ou “à base de silicone”. Além disso, há a opção de utilizar um óleo como lubrificante

Afinal, qual o lubrificante íntimo mais indicado?

Antes de pensarmos em marcas, vamos entender um pouco mais sobre lubrificantes de água, de silicone e de óleo.

5 melhores lubrificantes a base de água

Os lubrificantes à base de água são muito populares. A consistência deles é bem semelhante à lubrificação vaginal.  

É a única opção segura para usar com preservativos e brinquedos sexuais. Isso porque apenas o lubrificante íntimo à base de água não danifica o material dos brinquedos nem o látex ou poliuretano dos preservativos.

O lubrificante íntimo à base de água também é uma boa opção porque não provoca muitas reações alérgicas nem irritações.

Outra vantagem dos lubrificantes à base de água é que eles não interferem na flora vaginal. Este tipo de produto também não costuma apresentar nenhum risco para a saúde.  A menos que a pessoa seja alérgica a algum dos ingredientes. 

E, como não bastassem todas estas vantagens, o lubrificante à base de água não tem cheiro nem cor e não mancha a maioria dos tecidos como lençóis e roupas.

Agora que você já se informou sobre este tipo de lubrificante, conheça as melhores opções disponíveis no mercado:

1. Gel Lubrificante Íntimo Dermafeme

A fórmula deste lubrificante íntimo foi desenvolvida pensando especificamente na vagina. Este é um diferencial em relação às outras marcas. 

O Gel Dermafeme é testado ginecologicamente e pode ser utilizado todos os dias na vulva, na vagina e no ânus sem risco para a saúde. Este produto tem PH balanceado, o que é ótimo para a saúde da vagina.  

A Dermafeme é uma marca voltada para a higiene e para a saúde feminina. Além disso, a marca apoia causas sociais como doação de absorventes para pessoas que sofrem com a pobreza menstrual

2. Lubrificante Íntimo Neutro K-Med

Ele não é gorduroso, não tem corantes nem fragrância. Além disso, este produto é testado dermatológica e ginecologicamente e pode ser utilizado com total segurança no dia a dia. 

O K-Med não é pegajoso e pode ser utilizado com preservativo e com brinquedos sem risco de danificar o material. 

A embalagem é em formato de bisnaga, com tampa de rosca (lembra um tubo de pasta de dentes). Ela é ideal para vedar bem e evitar o risco de vazamentos

3. Gel Lubrificante Íntimo Olla

Este gel não tem cheiro nem aroma e proporciona uma excelente lubrificação. O lubrificante íntimo Olla não danifica o material dos preservativos nem dos brinquedos. A textura não é gordurosa e ele é fácil de lavar e de remover dos tecidos. 

Este produto pode ser encontrado em embalagens maiores, com formato de bisnaga. Outra opção é o sachê, em quantidades menores. O que é ótimo para levar o gel no bolso ou na bolsa com toda a praticidade.

4. K-Y Gel Lubrificante Íntimo original

Este é um dos lubrificantes mais tradicionais e conhecidos e não é à toa. Ele é transparente, não tem nenhuma adição de cheiro ou de sabor e é fácil de limpar após o uso. 

O K.Y. pode ser utilizado com total segurança durante a masturbação ou durante o ato sexual. Ele não danifica nem os preservativos nem o material de brinquedos eróticos. 

Você pode encontrá-lo em embalagens maiores, em forma de bisnaga. E também em sachê, que vem uma pequena quantidade, ideal para carregar até nas menores bolsas. 

5. Gel Lubrificante Íntimo Jontex Neutro

Este produto não tem cheiro nem sabor. A textura é leve e fica bem parecida com a lubrificação natural da vagina. A fórmula não tem parabenos, corantes e nem aromatizantes

Ele pode ser usado com preservativos e com brinquedos para massagem e para penetração nas regiões íntimas. Outro benefício deste gel é a fórmula. Ela é feita para ter mais durabilidade. 

Ou seja: este gel demora mais para secar, o que diminui a necessidade de reaplicar durante o ato. A embalagem é discreta e elegante, na medida certa para quem não quer chamar atenção.

Os melhores lubrificantes íntimos com PH neutro

O Ph é uma referência científica para medir o quanto um fluido é ácido, neutro ou alcalino.

E se você está se perguntando por que estamos falando sobre isso, saiba que a vagina saudável deve ter um Ph ácido, que irá proteger o corpo de infecções e bactérias.

Alguns lubrificantes apresentam um Ph alcalino e o seu uso pode interferir na acidez da vagina. 

Por isso, você deve dar preferência aos lubrificantes com Ph neutro sempre que possível. 

Vale lembrar que o único lubrificante íntimo que pode ter seu Ph medido é o lubrificante à base de água. Isso porque não é possível medir o Ph de óleos.

FamiGel PH Neutro

O diferencial deste lubrificante começa pela textura. As outras opções são semelhantes à secreção vaginal. O FamiGel tem consistência parecida com o muco cervical, aquela que é produzida durante o período fértil do ciclo. 

Isso proporciona uma sensação ainda mais natural durante o uso. Além do PH neutro, ele é rico em minerais e pode ser utilizado por pessoas de todas as idades, sem restrições. 

Outra vantagem do FamiGel é que ele pode ser utilizado diretamente no local ou com um aplicador. Desta forma, este lubrificante pode proporcionar ainda mais conforto durante a penetração. 

Este produto também pode ser utilizado para auxiliar na hidratação da vagina. Isso poderá reduzir a ocorrência de dores ou de fissuras. 

Mas, se você notar este tipo de problema, o ideal é consultar o médico antes de utilizar qualquer produto.

Lubrificantes à base de silicone são seguros?

Os lubrificantes à base de silicone não devem ser utilizados na região íntima, devido a algumas razões.

O silicone pode interferir no PH da vagina e alterar a flora da região, o que facilita o surgimento de irritações e infecções

Além disso, é um produto que pode danificar o material dos brinquedos eróticos e também pode levar ao rompimento dos preservativos. Por todos estes motivos, nós não indicamos o uso de nenhum lubrificante à base de silicone.

Quais são os melhores lubrificantes para sexo anal?

Ao contrário da vagina, o ânus não produz lubrificação natural. A área é sensível e tem muita vascularização. Então, há uma probabilidade grande de que a pessoa sinta dor ou se machuque ao tentar a penetração sem lubrificação. 

Por isso, o uso de lubrificante para o sexo anal é altamente recomendado. Mas qual é o lubrificante íntimo mais indicado para esta ocasião? 

De acordo com o dr. Marcelo Werneck, especialista em coloproctologia, o indicado para sexo anal são os lubrificantes à base de água. O médico explica que o uso da saliva não é indicado. Isso porque ela seca com muita rapidez, o que pode acabar causando traumas na região. 

Além disso, o preservativo deve ser utilizado em todas as relações com outras pessoas. Logo, o ideal é escolher o lubrificante à base de água, de preferência aqueles que são neutros. 

E o lubrificante analgésico? Posso usar?

Embora muitas pessoas considerem a opção de utilizar um lubrificante íntimo com anestésico para evitar a dor, não recomendamos esta escolha

Em primeiro lugar, o uso do lubrificante analgésico tem como consequência uma enorme perda da sensibilidade na região. Ou seja: a pessoa não irá sentir dor, mas também não irá sentir prazer. 

Além disso, é importante lembrar que a dor é um mecanismo do corpo. A função dela é avisar que algo está errado e que você deve parar o que quer que esteja fazendo imediatamente. 

Portanto, se a pessoa não sente dor, não é possível saber se há algo errado durante a penetração anal. E há o risco de que você ou sue parceire acabem se machucando, mesmo sem querer.

Na dúvida, ouça o corpo e respeite os limites – seus e da outra pessoa

Quais podem ser as causas para a falta de lubrificação íntima

mulher seminua com as mãos na barriga

Como dissemos antes, não há nenhum problema em sentir que precisa de mais lubrificação do que aquela produzida naturalmente pelo corpo. 

Mas é importante lembrar que muitas vezes, o corpo tem seu próprio ritmo para responder aos estímulos. Então, vale a pena investir nas carícias preliminares e curtir cada momento ao máximo.

Mas se o que está ocorrendo é falta de lubrificação íntima de forma frequente, vale ficar atenta;

Algumas causas comuns para a falta de lubrificação íntima podem ser fatores psicológicos (como: estresse, ansiedade ou depressão) ou físicos (como: queda hormonal ou interferência de outros medicamentos, como a pílula anticoncepcional).

Nestes casos, o ideal é procurar um médico para descobrir o que está acontecendo e verificar se há algum problema de saúde que deva ser tratado.

Cuide-se sempre!

Dúvidas frequentes sobre lubrificantes íntimos

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo