Menstruação: tudo o que você precisa saber

Conteúdo

Aqueles dias”. Duas palavras que as pessoas sabem exatamente o que significa. Estamos falando sobre a menstruação. 

O sangramento da menstruação costuma vir uma vez a cada 28 dias, acompanhado de alguns sintomas que nem sempre são agradáveis. Dor nos seios, inchaço, indisposição são algumas das queixas mais frequentes das pessoas que menstruam. 

Muitas pessoas que menstruam sabem quando seus ciclos acontecem. Mas ainda há muitas dúvidas sobre a menstruação

E, às vezes, nem mesmo sabemos a quem recorrer ou ficamos com vergonha de perguntar. Afinal, o assunto ainda é considerado tabu por algumas pessoas. 

Mas nós acreditamos que é importante conhecer os nossos corpos e conversar abertamente sobre a nossa saúde. 

Por isso, hoje nós vamos contar tudo que você precisa saber para compreender melhor a menstruação e o seu próprio corpo.

O que é menstruação? 

A menstruação é uma etapa do ciclo reprodutivo para as pessoas que têm útero. 

A cada ciclo os nossos hormônios fazem com que os ovários liberem um folículo. Este folículo irá virar um óvulo, que percorre as trompas em direção ao útero

Para que a gravidez aconteça, é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozóide. Depois, o óvulo fecundado deve ficar no útero, onde ocorre a gestação.

Por isso,o útero se prepara. Então, em todos os ciclos o útero cria um revestimento mais grosso. O objetivo é permitir que o óvulo possa aderir à parede do útero, onde o embrião irá se desenvolver. 

Caso a fecundação não aconteça, no entanto, o útero precisa se desfazer do revestimento. É este revestimento uterino que sai do corpo em forma de menstruação. 

Ou seja: menstruar é um processo biológico normal e saudável. O sangramento sinaliza o início de um novo ciclo reprodutivo no corpo das pessoas com útero.

Quais são os efeitos positivos da menstruação no nosso corpo?

Estamos tão acostumadas a associar a menstruação com sensações desagradáveis que não pensamos nos benefícios que ela traz

Em primeiro lugar, a menstruação traz a tranquilidade de saber que seu ciclo está funcionando corretamente. Mas você sabia que menstruar tem outros efeitos positivos no corpo e na mente? 

Os hormônios liberados pelos ovários têm impacto na forma como as pessoas com útero pensam e se comportam. 

Uma pesquisa indicou que o senso espacial melhora significativamente quando os níveis de estrogênio e progesterona estão mais baixos. Ou seja: após a menstruação

Já as habilidades sociais e de comunicação  ficam melhores durante a ovulação. Isso acontece porque há uma quantidade maior de hormônios femininos no organismo.

E todas estas mudanças no cérebro são positivas. Elas estimulam o uso dos dois lados do cérebro para pensar e para resolver problemas. 

Isso, consequentemente, leva ao pensamento mais flexível. Por isso, a tendência é que as pessoas que menstruam tenham uma maior capacidade de empatia. Elas também encontram meios para resolver os problemas com mais facilidade.  

Afinal, só mulheres menstruam?

Primeiro, vamos lembrar que nem todas as mulheres menstruam. A menstruação só acontece até a menopausa. E fatores como estresse e outros problemas de saúde podem fazer com que uma mulher pare de menstruar. 

Além disso, o gênero de um ser humano não está reduzido a um processo biológico. Logo, há mulheres transexuais que não tem útero e, consequentemente, não menstruam. 

Da mesma forma, existem os homens transexuais, que nasceram com útero e ovário. A menos que estes homens tomem hormônios masculinos regularmente, eles irão menstruar. 

As pessoas não binárias, que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o gênero feminino, irão menstruar também caso tenham nascido com útero e ovários. 

Há, ainda, as pessoas intersexo. São aquelas que nascem com características que não se encaixam nos padrões tipicamente associados ao gênero masculino ou ao gênero feminino. Elas podem menstruar ou não, depende do desenvolvimento biológico de cada indivíduo. 

Vale lembrar que há mais de 40 variações destas características e elas podem ser físicas, hormonais ou ambas.  

A identidade de gênero de cada pessoa depende de diversos fatores de ordem social, biológica e subjetiva, entre outras. 

Logo, menstruar não é algo que só acontece com mulheres.

Entendendo todo o ciclo menstrual

foto de um absorvente com estrelas nas bordas e 3 pingos de sangue no centro

Como dissemos lá no início,os hormônios fazem com que os ovários liberem um folículo, que vira um óvulo

Ele irá caminhar através das trompas até chegar ao útero, que produz um revestimento especial. Caso ocorra a fecundação, este revestimento será importante para a gravidez. 

Uma vez no útero, o óvulo não fecundado é eliminado em forma de sangue, junto com o revestimento uterino. Mas como e por que tudo isso acontece? 

Vamos entender melhor como acontece cada etapa.

Fases do ciclo menstrual

O primeiro dia do ciclo é o primeiro dia da menstruação. E é a partir dele que as fases são definidas. 

Um ciclo completo é o intervalo entre uma menstruação e o início da outra. Cada uma  das fases do ciclo têm funções biológicas específicas.   

Por este motivo, nosso corpo muda a cada fase. Entenda o que acontece:

Fase folicular

Acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Nesta etapa, seus níveis de hormônio folículo-estimulante vão aumentando aos poucos.  Aí os ovários liberam os folículos. 

Cada folículo contém um óvulo. Ainda nesta fase o hormônio folículo-estimulante faz com que um dos folículos se desenvolva. É ele que vai virar um óvulo. Este folículo mais desenvolvido começa a produzir o estrogênio.

A menstruação acaba e a produção de estrogênio começa. Neste momento o revestimento do útero volta a engrossar.

Fase ovulatória

É o momento em que o folículo libera o óvulo. Isso acontece quando o corpo produz uma quantidade maior de LH, que é o hormônio luteinizante

Esta substância faz com que o óvulo fique pronto para ser liberado e possa se encaminhar para as trompas. É nesta fase que você entra no período fértil

O aumento do estrogênio e do LH modificam o muco cervical. Ele fica mais espesso para poder ajudar o espermatozoide a chegar até o óvulo.

Fase lútea

É a última fase do ciclo e começa após a ovulação. Nesta etapa o folículo que liberou o óvulo se fecha e vira um corpo lúteo. O corpo lúteo começa a produzir o hormônio chamado de progesterona.

A função da progesterona é preparar o corpo caso aconteça uma gravidez. O revestimento uterino engrossa ainda mais. É a preparação para receber o óvulo fecundado. Se a fecundação tiver acontecido, o corpo lúteo continua a produzir hormônios

Caso contrário, a produção hormonal pára e cai subitamente. Esta queda hormonal é a responsável pelos sintomas da TPM. 

A partir daí, o útero começa a eliminar o revestimento e a menstruação acontece, dando início a um novo ciclo.

Quanto tempo dura um ciclo menstrual ?

A duração do ciclo varia de pessoa para pessoa. Além disso, fatores como estresse, uso de medicamentos, problemas de saúde, entre outros, podem alterar a duração do ciclo. 

Um ciclo regular normal dura cerca de 28 dias. Mas uma pequena variação para mais ou para menos pode ocorrer e não é um problema.

A fase folicular, que começa no primeiro dia da menstruação, dura entre 12 e 14 dias

A ovulação costuma ocorrer no 14° dia. Também pode ocorrer uma pequena variação, dependendo da duração de cada ciclo. 

 Já a fase lútea, que ocorre após a ovulação, dura aproximadamente 14 dias. Ela é a última fase do ciclo.

Como saber se estou ovulando ?

Para saber quando a ovulação ocorre é importante que você conheça seu corpo e fique atenta aos sinais. 

Um passo importante é anotar os dias em que a menstruação ocorre. Assim será possível determinar a duração do seu ciclo. Isso vai permitir que você faça o cálculo para saber o dia em que a ovulação deve ocorrer. 

Lembre que, caso o ciclo seja irregular, a ovulação pode não acontecer na data esperada.

Você também pode observar as alterações do seu muco cervical ao longo do ciclo. Durante o período fértil o muco fica mais elástico e transparente, com aspecto de clara de ovo. 

Outra opção é utilizar os testes de ovulação vendidos em farmácias. Eles medem a quantidade de hormônios através da urina e possuem uma boa precisão. 

Ciclo menstrual irregular: quais podem ser as causas?

Um ciclo irregular é aquele em que a menstruação acontece muitas vezes ou, pelo contrário, com pouca frequência.

 Os ciclos também são irregulares quando a menstruação é imprevisível, ou seja, ela não segue um padrão. 

Seus ciclos podem ser irregulares constantemente ou pode ser algo que só acontece de vez em quando.

Se você estiver na dúvida e não souber se seus ciclos são irregulares ou não, o ideal é observar tudo. Anote os dias da menstruação para não esquecer e procure um médico, que poderá diagnosticar corretamente.

Algumas causas do ciclo irregular são:

E por que motivo algumas pessoas têm ciclos irregulares? Veja as causas mais comuns:

  • Menarca ou menopausa: a menarca é o início da menstruação, que ocorre na adolescência. A menopausa é justamente o contrário, é o momento em que a pessoa pára de menstruar. Nos dois casos, a variação de hormônios é maior e, consequentemente, o ciclo pode apresentar algumas alterações;
  • Uso ou mudança de contraceptivos hormonais: nos primeiros meses de uso de contraceptivos hormonais, o ciclo pode ficar irregular devido à mudança dos níveis de hormônio no corpo. O mesmo pode acontecer quando a pessoa troca a marca ou o método contraceptivo hormonal;
  • Saúde mental: o estresse e a ansiedade aumentam a produção de cortisol e de adrenalina no corpo. Os dois são hormônios, logo, podem interferir na produção de outros hormônios, como o estrogênio e o LH. Isso pode fazer com que o ciclo se torne irregular;
  • Saúde física: alguns quadros impactam sua produção hormonal. A síndrome dos ovários policísticos,  distúrbios da tireoide,  diabetes, tumores, infecções, mudança de peso, entre outros podem afetar o ciclo.

Ciclos irregulares podem ser um sinal de gravidez?

Quando a menstruação atrasa, uma das possibilidades em que pensamos é a gravidez. Para confirmar ou descartar esta hipótese, a pessoa deve procurar um médico e fazer um exame. 

Vale lembrar que pessoas grávidas não menstruam. Se você tem certeza de estar grávida mas percebeu um sangramento, deve procurar ajuda imediatamente.

Pode acontecer também a pseudociese, ou gravidez psicológica. Neste caso,a gravidez não aconteceu, mas o corpo se comporta como se estivesse esperando um bebê. Por isso, é comum que a pessoa pense que está grávida.  

Podem ocorrer diversos sintomas físicos de gravidez: enjoos, crescimento da barriga, cansaço e a ausência da menstruação. 

A gravidez psicológica pode durar semanas ou meses. Algumas causas  são o desejo de engravidar ou o oposto, que é o medo de engravidar. A pseudociese também pode ser causada por transtornos como depressão, ansiedade, entre outros. 

É importante ter em mente que o ciclo irregular sinaliza alguma mudança no corpo ou na mente. Por isso, é importante que a pessoa procure um médico para poder descobrir o que está acontecendo. 

Lembre que sua saúde vem em primeiro lugar. Apenas um profissional da saúde pode dar orientações corretas para cada caso específico. 

Desvendando sua menstruação: fluxo, cheiro, cor e aspecto

foto dos pés de uma mulher no banheiro. Entre seus pés, no chão, tem uma mancha de sangue

As pessoas que menstruam sabem que o tipo de sangramento pode variar devido a uma série de fatores.  Inclusive, é normal que, durante a mesma menstruação, o fluxo, a cor e a aparência da menstruação mudem. 

Mas… por que essas alterações acontecem e o que elas dizem sobre o seu corpo? Vamos descobrir um pouco mais:

Fluxo menstrual

O fluxo menstrual é a quantidade de fluido eliminado e o número de dias que a menstruação dura.  

O fluxo pode variar entre leve, moderado, intenso ou muito intenso. É normal que o fluxo seja mais forte no segundo ou terceiro dia. Também é esperado um fluxo mais leve no final ou no início da menstruação. 

O fluxo menstrual varia de pessoa para pessoa. Mas alguns fatores como o peso, a idade, a alimentação e a utilização de contraceptivos hormonais podem influenciar a intensidade. 

Cheiro da menstruação

Muitas pessoas acreditam que a menstruação tem um odor desagradável, mas isso não é verdade. O cheiro normal da menstruação é um odor de ferro, que não é muito forte

Esse cheiro acontece devido aos componentes e nutrientes do revestimento uterino, que saem durante a menstruação. 

No entanto, alguns absorventes externos, devido à composição química, podem reagir com o sangue e ter um odor desagradável. Se este for o caso, basta trocar a marca do absorvente para resolver o problema.  

Outra alternativa é trocar a sua proteção menstrual. Há muitas alternativas ao absorvente e nós vamos falar sobre elas mais adiante. 

Cor da menstruação

A menstruação pode ter muitas cores e você pode descobrir bastante sobre seu corpo observando cada uma delas. Algumas são normais, outras indicam problemas de saúde.

No início e no final do período, é comum ver a cor marrom. Ela é normal e acontece porque o sangue desce mais devagar, ficando em contato com o ar por mais tempo. 

 Nos dias de fluxo mais intenso, a menstruação provavelmente terá a cor vermelha, que pode ser mais viva ou mais escuro. Os dois são normais e significam que o sangue está descendo com frequência e em maior quantidade. 

A menstruação preta na verdade é um marrom bem escuro. Ela é normal e significa que o sangue demorou um pouco mais para descer. 

Cor rosa, no início do período, significa que algumas gotas de sangue (vermelho) se misturaram com secreções vaginais (brancas). A menos que você veja a cor rosada fora do período menstrual, não há motivo para se preocupar.

Já as cores laranja, esverdeado ou cinza são um sinal de alerta. Elas costumam indicar bactérias ou infecções. Se você notar essas cores, é indicado procurar um médico. 

Aspecto da menstruação

A menstruação pode ter um aspecto mais líquido e, às vezes, pode vir mais espessa ou  com coágulos. Todos estes aspectos são considerados normais e saudáveis. 

Os coágulos são partes um pouco maiores do tecido uterino. Os dias de fluxo mais intenso são aqueles que costumam ter mais coágulos

Alguns fatores, como a hidratação, alimentação ou exercícios físicos também podem interferir no aspecto da menstruação. 

Quais são os sintomas da menstruação?

Os sintomas da menstruação estão associados à T.P.M. (Tensão Pré Menstrual). São aqueles sinais (normalmente não muito agradáveis) de que a menstruação está chegando.  

Vale lembrar que cada organismo é único, e os sintomas não são os mesmos para todas as pessoas. Por isso, é importante prestar atenção ao próprio corpo para poder reconhecer os sinais de que a menstruação está a caminho

Corpo

A menstruação acontece devido a uma mudança nos hormônios. Por isso seu corpo pode apresentar alguns sintomas físicos. 

Alguns dos sinais mais comuns de que a menstruação vai chegar são: 

  • inchaço; 
  • retenção de líquidos;
  • dor ou sensibilidade nos seios;
  • aparecimento de espinhas;
  • prisão de ventre;
  • enjoos;
  • dor nas costas ou nas pernas;
  • aumento no apetite;
  • cólicas;
  • dor de cabeça.

Mente

A mudança repentina na produção de hormônios pode causar alterações no humor. Alguns sintomas comuns são:

  • irritação;
  • ansiedade;
  • dificuldade para dormir; 
  • indisposição;
  • desânimo;
  • tristeza;
  • cansaço ou fadiga;
  • dificuldade para se concentrar;
  • baixa na autoestima;
  • mudanças súbitas de humor.

TPM: toda pessoa passa pela mesma experiência?

mulher de calcinha e sutiã com as mãos na barriga

Algumas pessoas acham que a TPM não existe. Vimos aqui que as alterações fisiológicas realmente acontecem e impactam o nosso bem-estar físico e mental

Mas nem todas as pessoas irão passar pela mesma experiência. Cada organismo funciona e reage de forma diferente. 

Algumas pessoas têm sintomas tão fortes que é preciso fazer tratamento médico.Outras têm sinais tão leves que quase não percebem. E tem pessoas que, de fato, não apresentam nenhum sintoma da menstruação

TPM é um mito?

Os sintomas da TPM são reais e realmente afetam o corpo e a mente das pessoas. Mas como algumas pessoas possuem pouco ou nenhum sintoma, existe a crença de que a TPM é um mito.

 Além disso, a TPM é associada ao gênero feminino.O machismo fez com que  a ciência médica, até o século 19, se preocupasse pouco com os problemas de saúde associados ao corpo feminino. Esta postura fez com que os sintomas da menstruação não fossem estudados seriamente. Por estes motivos, algumas pessoas ainda acreditam que os sintomas da menstruação são uma invenção.

Quem possui sintomas muito fortes de TPM, sejam eles físicos ou mentais, deve procurar um médico. A TPM não é um mito e há diversos tipos de tratamento para aliviar o mal-estar causado pelos sintomas.

Como amenizar os principais sintomas da TPM

Embora cada caso seja específico, existem algumas coisas que podem ser feitas para aliviar os sintomas da menstruação. Vale lembrar que, no caso de dores muito fortes ou alterações muito severas no humor, o ideal é procurar tratamento médico.

Quem sofre com alterações no humor, como desânimo, ansiedade, estresse, insônia, tristeza ou irritabilidade precisa de endorfinas. Logo, o ideal é a prática regular de exercícios físicos. 

As pessoas que se sentem muito inchadas devem evitar consumir sal e gordura.  São dois alimentos que pioram a retenção de líquidos. Também é importante ficar atenta à hidratação

Já quem se sente incomodada com as cólicas e dores abdominais pode tentar tomar chás que aliviam este sintoma, como o chá de gengibre, calêndula e orégano

Os chás de camomila e folhas de maracujá são indicados também para aliviar a irritação, acalmar e melhorar o sono.

Distúrbio pré-menstrual: é só uma TPM mais forte?

A maior parte das pessoas conhece a TPM, mas você já ouviu falar sobre o TDPM? TDPM é a sigla para o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual. 

Disforia é o contrário da euforia. Ou seja: é quando os sintomas de desânimo, irritação e cansaço associados à TPM são bem mais graves. A  pessoa sente uma espécie de depressão severa a cada ciclo, como um dos sintomas.

O TDPM é um problema de saúde sério, que  impede a pessoa de fazer suas atividades normais, como estudar ou trabalhar. Por isso o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual precisa ser diagnosticado e tratado

Se você desconfia que possa sofrer deste problema, procure um médico. Apenas um profissional da saúde poderá indicar a melhor forma de lidar com a situação. 

Cólica menstrual: até que ponto é uma dor normal ?

Um sintoma muito comum da menstruação são as cólicas. Este quadro é conhecido como dismenorréia. É algo incômodo, mas a maior parte das pessoas conseguem lidar com a situação. 

Porém há casos em que as cólicas são muito intensas e podem até mesmo impedir as atividades do dia a dia. Este quadro pode vir acompanhado de outros sintomas, como dor nas pernas ou nas costas, tontura, enjôo, etc. 

A dismenorréia grave tem tratamento, mas para isso ela precisa ser diagnosticada. Será necessário apenas seguir as orientações médicas.

O que causa cólica?

A menstruação é causada porque o útero precisa eliminar o revestimento que já não é necessário. Para que isso ocorra, o corpo libera uma substância inflamatória chamada prostaglandina. Ela faz com que ocorram contrações uterinas. E são estas contrações que causam a cólica. 

3 dicas para amenizar as dores da cólica

diversos recursos naturais para aliviar o incômodo causado pelas cólicas. Veja alguns deles:

  • Chás: As ervas possuem um efeito medicinal que pode aliviar as cólicas. Os chás mais indicados para aliviar as cólicas são: gengibre e orégano, pelo efeito analgésico. A camomila e a canela também ajudam, pois são anti inflamatórios naturais;
  • Bolsa de água quente: O calor da bolsa de água quente relaxa a musculatura e alivia as contrações uterinas, logo irá ajudar bastante as pessoas que sofrem de cólica;
  • Exercícios: A prática de exercícios libera endorfinas, que agem como um analgésico natural no organismo. Então, fazer algumas atividades físicas pode ajudar bastante e aliviar as cólicas da menstruação. 

Quando procurar ajuda médica?

Se a dor da cólica for extremamente incômoda e a pessoa precisa de remédios ou não consegue fazer atividades de rotina, deve procurar ajuda. 

Em primeiro lugar, não é bom tomar medicamentos sem a indicação de um profissional. Além disso, as cólicas excessivas têm tratamento. Mas é necessário que a pessoa busque um diagnóstico e siga as orientações do médico

Higiene menstrual: você está fazendo da forma correta?

fotos de vários tipos de proteção menstrual

Existe a crença de que o sangue menstrual é sujo, o que causa muito incômodo em quem menstrua

 E também não precisa ficar preocupada com as proteções menstruais que duram muitas horas, como é o caso do coletor ou do disco menstrual. Basta apenas seguir as instruções do fabricante e trocar de acordo com o intervalo recomendado.

O sangue menstrual não faz mal. Ele também não irá causar nenhuma doença ou infecção desde que você mantenha os hábitos de higiene de sempre. Vamos ver um pouco mais sobre isso:

Como fazer higiene íntima durante a menstruação

Durante a menstruação, é preciso manter a higiene íntima como de costume. Devido a questões culturais, algumas pessoas tomam diversos banhos por dia. Outras utilizam duchas íntimas para  lavar o interior da vagina. 

Vamos lembrar que a melhor forma de fazer a higiene íntima é lavar apenas a vulva e usar somente água e sabão neutro. 

Não custa lembrar que o interior da vagina, ou seja, o canal vaginal,  não deve ser lavado. A região tem um ph próprio, equilibrado, e as lavagens podem acabar causando problemas de saúde, como infecções. 

Como muitas pessoas acham que a menstruação tem um cheiro desagradável, é comum o uso de produtos perfumados. Absorventes externos com perfume, sabonete íntimo perfumado, desodorantes íntimos e lenços umedecidos perfumados prometem acabar com o odor da menstruação. 

Por favor, não utilize nenhum desses produtos. Os perfumes contém álcool e outros componentes que irão alterar o PH da sua região íntima. Isso pode causar diversos problemas na sua saúde, como alergias e infecções.

Então, como diminuir o odor da menstruação?

O odor considerado desagradável da menstruação costuma ser causado pelos absorventes externos. Isso porque o material dos absorventes descartáveis costuma reagir quando entra em contato com o sangue e o cheiro muda. 

A melhor maneira de diminuir o cheiro do sangue é trocar a proteção menstrual. Os absorventes feitos de materiais naturais irão deixar o sangue com cheiro de…sangue. Ou seja: eles não têm reações químicas dos absorventes descartáveis.

as proteções menstruais internas impedem que o sangue entre em contato com o ar. Logo, o odor do sangue irá diminuir bastante. 

Vale lembrar que o sangue menstrual sempre terá um odor levemente metálico, ou de ferro, devido à sua composição biológica.

Caso você deseje tomar algum cuidado específico com a higiene neste período para o seu próprio bem-estar, verifique com um médico antes. É o melhor caminho para ter certeza de que o hábito não irá prejudicar a sua saúde. 

Proteção menstrual

As pessoas que menstruam devem prestar atenção para a proteção menstrual que irão utilizar. Como sempre, não há uma proteção “melhor” que outra.  

Desde que o produto não prejudique a saúde, a melhor proteção menstrual é aquela que se adapta a você e ao seu estilo de vida.

Só é preciso tomar cuidado para não usar absorventes com perfume. Estes produtos podem causar irritações, alergias ou infecções. 

Mas você sabia que há muitas opções além dos absorventes externos descartáveis

A maioria delas é feita para oferecer uma alternativa mais ecológica, mais prática ou mais confortável

A escolha da melhor proteção menstrual depende de você e do seu estilo de vida. Veja as vantagens e desvantagens de cada opção:

Disco menstrual

É um disco feito de silicone médico que fica no colo do útero para colher a menstruação. 

O disco menstrual deixa o canal vaginal livre. Isso possibilita que a pessoa tenha relações sexuais com penetração sem vazamentos de sangue. 

O disco menstrual é ecologicamente correto, não cria vácuo e dura até 3 anos. Ele é anatômico e pode ficar por até 12 horas no corpo.

Após o uso, basta descartar o sangue e lavar com água e sabão neutro. No início e no final do ciclo, é necessário esterilizar o disco em uma panela com água fervendo.

Copo menstrual

O copo ou coletor menstrual também é feito de silicone e tem a forma de um copinho. 

Ele deve ficar no canal vaginal. Logo, se a pessoa for ter relações sexuais com penetração, percisa tirar o coletor. 

tamanhos diferentes de copo menstrual, e a escolha vai depender de fatores como idade, se a pessoa já teve ou não filhos e da intensidade do fluxo. 

A higienização é feita com água e sabão neutro. Assim como o disco menstrual, o coletor deve ser esterilizado com água fervendo no início e no final do ciclo.

Absorvente de pano

O absorvente de pano é feito para uso externo. Ele é muito parecido com os absorventes descartáveis, a diferença é que ele é reutilizável. A durabilidade é de cerca de 3 anos. 

 Os absorventes de pano são feitos com mais de uma camada de tecido absorvente. Eles não vazam e não fazem volume nas roupas. Uma vantagem é que o tecido permite que a pele respire. Por isso muitas pessoas acham o absorvente de pano mais confortável.

Os absorventes de pano possuem diversos tamanhos, que devem ser escolhidos de acordo com o fluxo. É possível lavar à mão ou na máquina, de acordo com a sua preferência. 

Absorvente interno

O absorvente interno é descartável e deve ficar no canal vaginal. Sua vantagem é possibilitar uma maior liberdade para fazer atividades como ir à praia ou piscina. 

Também é possível usar roupas justas e curtas durante a menstruação sem medo de que o absorvente apareça

Outra vantagem do absorvente interno é que ele pode ser usado por até 8 horas (dependendo do seu fluxo). Logo, ele pode ser trocado com uma frequência menor que os absorventes descartáveis externos.

Calcinha absorvente

É uma calcinha feita com mais de uma camada de tecido absorvente no fundo. Ou seja: não é necessário utilizar o absorvente, a própria calcinha já cumpre esta função. 

A calcinha absorvente é ecologicamente correta, reutilizável e pode ser lavada na mão ou na máquina. 

diversos tamanhos, modelos e marcas de calcinha absorvente no mercado. A escolha deve ser feita de acordo com a intensidade do seu fluxo. 

A calcinha é uma opção bem confortável e, assim como o absorvente de pano, permite que a pele respire. Mas caso você vá passar algum tempo fora de casa, será necessário levar uma peça extra na bolsa. 

Qual é a melhor proteção menstrual?

Bem, não existe certo nem errado, a melhor proteção é aquela que se adapta a você. Mas alguns fatores devem ser considerados na hora de escolher a melhor proteção.

Se você tem a pele sensível, lembre que muitas pessoas encontram problemas de alergia aos absorventes externos descartáveis

Se este for o seu caso, o ideal é optar pelas calcinhas absorventes ou pelos absorventes de pano. Eles são feitos de tecidos naturais e permitem que a pele respire. 

Vale lembrar que as proteções menstruais reutilizáveis possuem um custo financeiro inicial maior que o custo dos absorventes descartáveis. Em compensação, não será necessário gastar dinheiro todos os meses com produtos de higiene menstrual. 

Então, se for economicamente possível para você, vale a pena fazer o investimento.  

Pobreza menstrual: quanto custa menstruar?

Os produtos de higiene menstrual custam dinheiro, sabemos muito bem. 

Infelizmente, muitas pessoas que menstruam não possuem condições de arcar com os custos da proteção menstrual. Estamos falando da pobreza menstrual,  condição que afeta a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas em situação vulnerável no Brasil e no mundo.

Alguns desses grupos são famílias que ganham menos de um salário mínimo e que tem muitas pessoas que menstruam.  Pessoas que moram na rua ou que vivem encarceradas, e adolescentes das classes mais pobres também vivem a pobreza menstrual. 

A situação vai desde não poder comprar absorventes até não ter acesso à água para fazer a higiene regularmente. Durante muito tempo, devido aos tabus que cercam a menstruação, este assunto não era discutido na sociedade

A pobreza menstrual pode fazer com que as pessoas parem de frequentar a escola ou de ir ao emprego. 

A falta de condições para comprar os produtos adequados para a higiene menstrual também pode fazer com que as pessoas tenham problemas de saúde

Isso porque é necessário recorrer a materiais como miolo de pão, papel ou panos que não estão limpos, entre outros. 

É necessário que haja uma maior conscientização sobre o custo financeiro da menstruação. Também é preciso que haja políticas públicas de apoio para pessoas em situação vulnerável que menstruam.

Menstruação pós parto: o que você precisa saber

Como sabemos, durante a gravidez a menstruação não acontece. Mas… depois do parto, quando a pessoa volta a menstruar?

A resposta é: depende. A volta da menstruação está relacionada ao aleitamento. A amamentação faz com que o corpo produza a prolactina. Este hormônio faz com que a ovulação não aconteça. Logo, a menstruação fica suspensa neste período

Quando não há a amamentação natural , a pessoa volta a menstruar cerca de 3 meses após o parto

Quando a amamentação ocorre diariamente, por outro lado, a menstruação pode demorar de 6 meses a 2 anos para voltar. Esta volta depende da quantidade de prolactina produzida. 

É importante saber que, após o parto, é normal que os ciclos fiquem irregulares durante cerca de 3 meses. 

Vale lembrar que até 3 semanas após o parto é normal que ocorram alguns sangramentos. O nome dessa ocorrência é lóquio e são causados por restos de tecido uterino, que precisam sair do corpo após a gravidez.

Período fértil: como a menstruação muda ao longo dos anos

A menstruação começa na adolescência, na maioria das vezes 12 e 16 anos. Algumas pessoas podem menstruar antes, entre os 9 e 10 anos de idade. Outras  pessoas, por outro lado, podem menstruar após os 16 anos. Nesta fase, é comum que os ciclos sejam irregulares.  

Isso acontece porque o sistema que controla os hormônios ainda não atingiu a maturidade. Os fluxos também variam bastante, porque a ovulação não acontece em todos os ciclos.

Por volta dos 20 anos, o fluxo e os ciclos se estabilizam e ficam mais regulares. Os sintomas da TPM ocorrem com mais intensidade ou frequência. 

Ao chegar na faixa dos 30 anos, a menstruação é rotineira e previsível. Também é mais fácil saber como serão os fluxos e os sintomas. 

No entanto, é preciso ter atenção a problemas como endometriose e síndrome do ovário policístico. Eles podem ocorrer a qualquer momento, mas são mais comuns em pessoas entre 30 e 40 anos de idade

Por volta dos 40 anos, o corpo entra na última etapa da vida reprodutiva. A produção de estrogênio e progesterona começa a cair. Por isso o ciclo e o fluxo podem se tornar irregulares mesmo antes da menopausa.

Menopausa: o último ciclo menstrual

A menopausa costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos. Nesta etapa a pessoa para de ovular, por isso a menstruação também para de acontecer. Após a menopausa, não é mais possível que a gravidez aconteça de forma natural.

Os ciclos vão ficando irregulares e o fluxo também. É comum que os sintomas da TPM mudem, desapareçam ou durem mais tempo que o normal. 

Outros sinais de que a menopausa está chegando são: as ondas de calor, mudanças de humor e insônia, entre outros. 

A secura vaginal e a perda de libido também podem ocorrer e causar desconforto.Outras mudanças trazidas pela menopausa são a alteração de peso. A perda de massa muscular e de massa óssea também acontecem.

Muitos sintomas desconfortáveis da menopausa podem ser resolvidos com facilidade. Basta procurar um médico e seguir o tratamento indicado.

Quero parar de menstruar! É possível?

Hoje em dia as pessoas que menstruam têm diversas opções e uma destas opções é interromper a menstruação

Isso é possível através do uso de alguns métodos  contraceptivos hormonais, como a pílula de uso contínuo e o chip anticoncepcional. 

Os anticoncepcionais injetáveis e o DIU hormonal podem parar a menstruação, mas não há a garantia de que eles farão este efeito. 

Lembre que alguns contraceptivos hormonais, como o DIU, a injeção e o implante anticoncepcional podem ter um efeito duradouro. Por isso a fertilidade também pode demorar um pouco para voltar. 

É importante também saber que todos os métodos anticoncepcionais hormonais precisam ser indicados por um médico.

Sincronização menstrual: mito ou verdade?

Há uma hipótese, bastante conhecida, de que duas ou mais pessoas que menstruam e que convivem juntas menstruam ao mesmo tempo. 

De acordo com esta teoria, as pessoas que menstruam trocam ferormônios. Consequentemente, a menstruação ocorre ao mesmo tempo.

 Uma pesquisa feita na década de 1970 que indicou a sincronização da menstruação em pessoas que moravam na mesma casa. Mas o motivo não foi explicado. 

Mas uma outra pesquisa, feita recentemente, mostrou que a sincronização menstrual é um acaso. Ela não acontece sempre  e não está ligada à evolução. 

Também não há relação entre a sincronização menstrual e o relacionamento ou os sentimentos que uma pessoa tem com a outra.

Como cada cultura lida com a menstruação:

Vivemos em um mundo machista e que vê o corpo com útero como imperfeito ou impuro

Em decorrência disso, a menstruação é considerada como algo sujo ou até mesmo nojento em diversos países

Isso leva a diversas superstições e hábitos que têm um impacto negativo na vida das pessoas que menstruam. Estes costumes não têm base científica e são criados com o objetivo causar vergonha da menstruação e controlar os corpos femininos. Outro objetivo destas crenças é limitar ainda mais a liberdade das pessoas que menstruam. Assim, essas pessoas se sentem inferiores àquelas que têm corpos vistos como masculinos. 

Aqui no Brasil, as pessoas acreditam que não se deve andar descalça durante a menstruação. 

Na Argentina as pessoas que menstruam não fazem bolo nem maionese porque estes alimentos não ficam bons neste período. Também não é indicado lavar os cabelos. 

Na África do Sul a pessoa menstruada não pode entrar em igrejas nem tocar em imagens religiosas porque está impura. 

Na Índia é proibido entrar na cozinha e dormir na própria cama durante a menstruação. Isso porque considera-se que neste período a pessoa está suja. Logo, ela pode contaminar os alimentos ou o lugar em que dorme. Também é proibido sair de casa neste período. 

Já nas Filipinas as pessoas que menstruam não devem tomar banho nem ingerir nada gelado. Isso porque acredita-se que o frio prejudica a saúde de quem menstrua. 

Você é uma pessoa que menstrua? Que proteção menstrual você utiliza? Conta para a gente nos comentários!

Dúvidas frequentes sobre menstruação

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo