Você já ouviu falar nos rituais de beleza? Essa prática, voltada para o autocuidado, e para autoestima tem sido praticada há séculos, por diferentes culturas. Hoje, sabemos que os rituais de beleza podem trazer uma série de benefícios para as pessoas.
No post de hoje daremos dicas de cuidados para você criar o seu próprio ritual. Lembrando que cada pessoa tem um organismo. Portanto, o ideal é consultar um dermatologista.
O que define um ritual de beleza?
Vamos por partes. Um ritual, independente do objetivo, nada mais é do que um conjunto de práticas ou de costumes que devem ser seguidos com uma determinada frequência.
A origem da palavra está associada com ocasiões solenes ou religiosas. Portanto, um ritual de beleza nada mais é do que uma determinada rotina de autocuidado voltada para o corpo.
Daí a associação com a palavra ritual. O tempo e a dedicação tornam o ritual de beleza algo especial. A pessoa se concentra em si mesma e nada mais, desfrutando o momento sem outras preocupações.
Os rituais de beleza existem há bastante tempo e, em muitos casos, são passados de geração em geração. Mas você já parou para se perguntar como esse costume surgiu?
Como eram os rituais de beleza do passado
Acredite se quiser: os rituais de beleza são quase tão antigos quanto a humanidade. Um dos rituais de beleza mais antigos de que se tem notícias nos leva diretamente ao Egito.
A rainha Cleópatra, famosa pelo poder de sedução e pela inteligência, se entregava frequentemente a rituais de beleza.
Na época, os ingredientes vinham diretamente da natureza. A rainha tinha o hábito de tomar banhos de leite com mel. A escolha não é casual. Por ser um alimento rico em substâncias como: fósforo, cobre, manganês, potássio, magnésio, entre outras, o leite tem um alto poder de hidratação para a pele.
O mel, por sua vez, além de ser afrodisíaco, tem inúmeros benefícios para a pele. Alguns deles são a ação antioxidante, o poder cicatrizante e o estímulo à produção de colágeno, que combate o envelhecimento.
Há relatos, ainda, que a rainha egípcia utilizava óleo de açafrão na sua rotina de cuidados. O açafrão é uma especiaria rara, que vem de flores orientais. Ele é utilizado para tratar diversas condições dermatológicas, como acne, foliculite e dermatite.
Mas Cleópatra não era a única. Ao longo de quase toda a história da humanidade, as mulheres se entregavam aos cuidados com a beleza.
No Império Romano, era comum que as mulheres utilizassem feijões cozidos, entre outros ingredientes, para melhorar o aspecto da pele. Hoje isso pode parecer estranho. Mas o feijão contém isoflavona, um composto vegetal que ajuda a manter a saúde da pele.
Mesmo durante a Idade Média, quando a preocupação com a aparência física era desencorajada por motivos religiosos, os rituais de beleza continuaram a existir. As mulheres nobres utilizavam infusões e óleos de flores como parte da rotina de cuidados com a aparência.
Quando a busca pela beleza pode se tornar um perigo
Nem todos os rituais de beleza, entretanto, eram de fato benéficos. A Rainha Elizabeth I, por exemplo, adoeceu gradualmente devido ao uso de cosméticos altamente tóxicos. Alguns deles continham metais como chumbo e mercúrio na composição.
Um pouco mais tarde, no século 19, muitas mulheres vitorianas perderam a visão devido ao uso de beladona. Esta planta, venenosa, por sinal, tinha o efeito de dilatar as pupilas e de deixar os olhos mais brilhantes, o que era considerado extremamente atraente na época.
As duas histórias nos ensinam uma valiosíssima lição. É muito importante ter todo o cuidado ao escolher uma substância ou produto para fazer parte do seu ritual de beleza. Sempre prefira ingredientes naturais, conhecidos e que sejam seguros para uso humano.
No caso de produtos industrializados, leia atentamente a composição e escolha uma marca reconhecida no mercado, com boa reputação. Na dúvida, consulte um médico antes de usar o que quer que seja.
Isso é especialmente importante para quem utiliza produtos importados. A ANVISA proíbe o uso de produtos tóxicos, como o chumbo, para fins cosméticos (a única exceção são as tintas de cabelo).
Mas nada pode ser feito em relação a cosméticos fabricados em outros países. Infelizmente, muitos deles podem conter metais pesados. O que, obviamente, é um enorme risco para a saúde.
Rituais de beleza antigos que estão voltando com tudo
Atualmente, ainda bem, é possível contar com os conhecimentos científicos nos rituais de beleza. Muitos ingredientes utilizados para a rotina de autocuidado tem benefícios e eficácia comprovada por estudos acadêmicos.
Além disso, a preocupação com a saúde e com o meio-ambiente gerou uma maior conscientização nas pessoas.
Compostos químicos artificiais como os parabenos passaram a ser evitados pela maior parte do mercado consumidor. E não é por acaso. Os parabenos podem contribuir para o surgimento de alergias e irritações na pele.
Essa mudança de comportamento tem feito com que os rituais de beleza antigos estejam voltando com tudo. Muitos rituais antigos utilizam substâncias orgânicas e naturais, que têm um excelente resultado. E o melhor: com pouco impacto ambiental e com um baixíssimo potencial de prejudicar o consumidor.
Um bom exemplo disso são os óleos vegetais. Eles têm sido utilizados em rituais de beleza desde o antigo Egito. Atualmente, os óleos são utilizados para diversas finalidades.
O óleo de rosas, por seu alto teor de ácidos graxos, costuma ser indicado para todos os tipos de pele. O óleo de amêndoas, por sua vez, tem um alto poder hidratante e é indicado para prevenir estrias. O óleo de moringa é extremamente nutritivo, rico em vitaminas e tem propriedades emolientes. Portanto,seu uso é indicado tanto para a pele quanto para os cabelos.
Já o açafrão, ingrediente raro que fazia parte dos rituais de beleza da rainha Cleópatra, é hoje bastante utilizado para cosméticos. Isso porque suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes estimulam o fluxo de sangue na pele, promovem o frescor e reduzem a inflamação, entre outros benefícios.
Por que você deveria ter um ritual de beleza
Você tem algum ritual de beleza? Se ainda não tem, deveria começar o quanto antes.Ter um ritual de beleza significa reservar um tempo para o autocuidado. Apenas esse fato é capaz de promover maior relaxamento, diminuindo o estresse.
A especialista em dermocosmética Fernanda Chauvin explica, ainda, que determinados produtos podem potencializar o bem-estar, melhorando a saúde mental. É o caso de cosméticos feitos com óleos essenciais puros de ervas como: lavanda, alecrim e hortelã.
Além disso, o ritual de beleza cria o hábito de você observar certos aspectos do seu próprio corpo com atenção. Por exemplo, é comum que o aspecto da pele mude um pouco ao longo do ciclo menstrual.
Portanto, observar o seu próprio rosto com atenção diariamente pode ajudar a perceber aquilo que está ocorrendo com o seu organismo e com a sua saúde.
Lembrando sempre que, em caso de alterações repentinas no aspecto da pele, você deve procurar um médico o mais rápido possível.
Outro benefício do ritual de beleza está relacionado à aparência física. A tendência é que a pessoa se sinta melhor consigo mesma, o que tem um impacto significativo na autoestima.
Como criar um ritual de beleza?
Pessoas que nunca tiveram um ritual de beleza costumam ficar em dúvida. Como criar um bom ritual para cuidar de si? Há muitas formas de fazer isso. Felizmente, muitas delas são simples e não precisam custar uma fortuna.
O primeiro passo é fazer uma boa análise. Que gestos de autocuidado você gostaria de incorporar em sua rotina? Pense, também, no tempo que você tem disponível para o seu ritual de beleza.
Algumas pessoas precisam de uma rotina prática e rápida. Outras, por sua vez, preferem reservar um bom tempo para o ritual. Não há um jeito certo ou errado. O importante é que você escolha algo que te faça sentir confortável.
Não se sinta pressionada a seguir um passo a passo rígido, que vai acabar gerando estresse. O objetivo do ritual de beleza é justamente melhorar o bem-estar. Portanto, faça aquilo que você tiver vontade, da forma que funcionar melhor para você.
Por fim, vale lembrar que não há ritual de beleza melhor do que um estilo de vida saudável. Logo, dormir bem, praticar atividades físicas, ter uma alimentação balanceada e evitar o consumo de doces, álcool e tabaco são fundamentais. Independente de qual seja o ritual de beleza que você queira criar.
Cuidados com a pele
Não tem jeito: a pele é o maior órgão do corpo. Por isso mesmo, ela merece uma atenção especial. Há inúmeras rotinas de skincare, ou cuidado com a pele, desenvolvidas por celebridades, especialistas, influenciadoras e por aí vai.
Como saber qual deles é o mais adequado? A melhor forma de ter certeza é consultar um dermatologista. Afinal, cada pele é de um jeito diferente e apenas um profissional poderá indicar os cuidados ideais para cada pessoa.
Quem tem alguma condição dermatológica, como: acne, melasma, alergia, sensibilidade ou qualquer outra, não deve usar nenhum produto sem antes consultar um médico.
Para o público geral, a dermatologista Fabiana Wanick dá algumas dicas para o ritual de cuidados com a pele. Ela explica que o mais eficaz é reservar 2 momentos para a rotina de skincare: pela manhã, antes de sair, e à noite, antes de ir dormir. Saiba mais.
Cuidados com a pele de manhã
Ainda de acordo com a Dra. Fabiana, a rotina matinal deve ter 3 passos. Não esqueça que orelhas, pescoço e colo devem receber os mesmos cuidados que o rosto.
- Limpeza: além de lavar o rosto com água e sabonete, é indicado fazer a limpeza da pele com produtos específicos. Um bom método é utilizar um gel de limpeza facial para remover impurezas com eficácia. Depois, você pode usar água micelar, que promove uma limpeza ainda mais profunda;
- Hidratação: O hidratante facial é importante para deixar a pele macia, com viço e bem nutrida. De acordo com a dermatologista Renata Marques, a escolha do melhor hidratante dependerá do tipo de pele. Mesmo pessoas com pele oleosa devem usar o hidratante para preservar a saúde e a integridade da pele;
- Fotoproteção: Esse é um dos passos mais importantes dos cuidados com a pele: o protetor solar. Existe, inclusive, um consenso dos dermatologistas brasileiros sobre a importância da proteção contra o sol. De acordo com a dermatologista Márcia Paczko Bozko, o indicado é sempre usar um produto com FPS, fator de proteção solar, número 30 ou maior. Isso vale, inclusive, para dias nublados. Outro ponto importante é lembrar de reaplicar o filtro solar a cada 2 ou 3 horas.
Cuidados com a pele de noite
A rotina noturna é um pouquinho diferente. Como lembra o dermatologista Amilton Macedo, a pele irá absorver todos os produtos durante o sono. Confira o passo a passo ideal para o ritual de beleza noturno.
- Demaquilante: Ainda conforme o dr. Amilton Macedo, o demaquilante deve vir antes da limpeza. Isso porque as pessoas tentam tirar a maquiagem com água e sabão, o que acaba agredindo a pele. A dermatologista Karla Lessa lembra que o óleo de coco puro pode ser utilizado como demaquilante de forma bastante eficaz e sem riscos para a pele. Não esqueça de verificar se você alergia ao produto antes de utilizá-lo. Na dúvida, coloque uma pequena quantidade no braço e aguarde 24 horas antes de passar na pele do rosto;
- Limpeza: Depois de remover a maquiagem, é hora de usar um bom sabonete ou gel facial para fazer a limpeza profunda da pele. É possível aproveitar esse momento para fazer uma massagem relaxante nos músculos do rosto e do pescoço;
- Hidratação: É importante usar um bom hidratante à noite. Não custa lembrar que o creme ideal irá depender muito do tipo de pele e dos objetivos de cada pessoa. De forma geral, o dr. Amilton Macedo recomenda cremes que tenham ação proteica. Eles são ideais para que a pele fique bem nutrida e descansada durante a noite.
Cuidados com o corpo
Os cuidados com o corpo são fundamentais para um ritual de beleza completo, relaxante e que irá promover uma sensação incrível de bem-estar. Confira algumas formas simples de incluir os cuidados com o corpo no seu ritual de beleza.
- Banho relaxante: Depois de um dia longo e cansativo, chegar em casa e poder tomar um bom banho certamente é uma das sensações mais agradáveis que existem. Aproveite o momento para curtir a água sem pressa. Se possível, reserve um sabonete bem cremoso para tornar a ocasião ainda melhor. Crie o hábito de ouvir música, cantar ou fazer qualquer outra coisa para tirar sua mente do estresse e da correria. É hora de relaxar por completo;
- Massagem: Acabou o banho? O momento é ideal para fazer uma bela massagem em si mesma. Você pode usar um óleo ou um creme hidratante por toda a pele. A automassagem é uma prática que pode trazer benefícios incríveis. Alguns deles são: reduzir o estresse, aliviar dores e melhorar a qualidade do sono. Tire o máximo proveito desse momento;
- Mãos: Não negligencie as suas mãos, elas merecem uma atenção especial! Costumamos lavar as mãos com frequência, o que contribui para que a pele fique ressecada. Então, sempre que possível, use um creme hidratante depois de lavar as mãos. Se for se expor ao sol, não esqueça também do protetor solar. Durante o ritual de beleza, reserve um tempo para massagear e hidratar muito bem as duas mãos. Além disso, cuide bem das unhas. Deixe elas sempre limpas e lixadas, com um bom acabamento. Se você é do tipo que não dispensa aquela visita à manicure, não tire a cutícula. Além de proteger contra infecções, são elas que mantêm suas unhas no lugar certo;
- Pés: Assim como as mãos, o cuidado com os pés também deve fazer parte do seu ritual de beleza. A noite costuma ser um excelente momento para cuidar deles. Durante o banho, limpe muito bem os pés e as unhas. Especialmente se você costuma usar calçados abertos. Depois, se quiser relaxar ainda mais, aproveite os benefícios de um escalda-pés. Essa técnica consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água quente e algumas ervas terapêuticas, como a lavanda ou a camomila. Lembrando que pessoas com problemas de circulação, hipertensos, grávidas e pessoas com metástase não podem fazer o escalda-pés. Em caso de dúvida, pergunte a um médico se você pode fazer o escalda-pés. Outro bom método para incorporar os cuidados com os pés na sua rotina é usar um bom creme hidratante antes de dormir. Se for usar meias, sempre escolha aquelas feitas de algodão. Elas promovem uma melhor respiração da pele.
Cuidados com o cabelo
É claro que os cabelos não podem ficar de fora do ritual de beleza. Afinal, os fios são parte do corpo e cuidar deles faz parte de uma rotina saudável.
A dermatologista Andréa Laughton explica que a saúde dos cabelos pode ter relações diretas com o bem-estar físico e emocional. Não por acaso, condições como: estresse, desequilíbrio hormonal ou deficiência de nutrientes podem ser responsáveis pela queda capilar.
A doutora indica, ainda, três cuidados básicos que todas as pessoas deveriam ter com seus cabelos. Saiba quais são e incorpore eles em seu ritual de beleza.
- Limpeza: É extremamente importante lavar os cabelos com frequência. Essa é a melhor maneira de retirar impurezas e sujeira, garantindo um couro cabeludo saudável. A higienização regular dos fios também é essencial para evitar problemas como coceira e dermatite seborreica, a famosa caspa;
- Hidratação: A falta de hidratação resulta em um cabelo ressecado, sem brilho. Além disso, os fios ficam fracos e quebradiços. Portanto, é importante hidratar os cabelos. A dermatologista Aline Donati explica que, para isso, a pessoa deve usar cremes específicos. O produto ideal depende de diversos fatores. Alguns deles são o tipo do cabelo (liso, ondulado, crespo ou cacheado) e se há ou não química nos fios. A frequência da hidratação irá depender do tipo de produto indicado e da necessidade individual de cada pessoa;
- Recuperação: A estrutura do cabelo pode ficar danificada por uma série de motivos. Alguns deles são: procedimentos químicos, exposição ao sol, cloro de piscina, sal da água do mar, uso frequente de chapinha e de secador, entre outros. Uma boa solução, para a dr. Andrea Laughton, é potencializar a hidratação nos fios. Ainda de acordo com a médica, um bom método para fazer isso é usar máscaras capilar, óleo de coco ou aloe vera nas pontas dos fios antes da hidratação.
Como proteger o seu cabelo
Prevenir é muito melhor do que remediar, não é mesmo? Então trate de incorporar a proteção capilar no seu ritual de beleza.
A dermatologista Luciana Passoni explica que o sol dilata a cutícula capilar, o que gera a perda de nutrientes e proteínas. Portanto, é recomendado o uso de protetor solar para cabelos diariamente. Com isso, os fios ficarão mais protegidos e saudáveis.
Outro ponto importante é que aparelhos que usam calor nos cabelos, como a chapinha, o babyliss e o secador, devem ser evitados ao máximo.
Uma pesquisa da USP mostrou que eles podem causar danos irreversíveis nos fios. Isso porque o calor tem o poder de mudar negativamente a forma natural da queratina, substância responsável pela resistência dos fios de cabelo.
Se, apesar disso tudo, você não puder dispensar o secador, a chapinha ou o babyliss de jeito nenhum, use um bom protetor térmico. De acordo com a dermatologista Tainah de Almeida Silva, o protetor blinda os fios, reduzindo a agressão provocada pelos aparelhos.
Para finalizar, todo cuidado é pouco na hora de usar tinturas nos cabelos. Isso porque este é o único cosmético que pode conter chumbo pela regulamentação da ANVISA. Trata-se de um metal tóxico, que pode causar danos à saúde.
Sempre leia atentamente a composição dos produtos que você decidir utilizar para fazer a escolha mais saudável possível. Uma boa dica é dar preferência a cosméticos naturais, que agridem menos o seu corpo.
Cuidados com o seu prazer
Você provavelmente já ouviu falar em Afrodite, certo? A divindade grega era considerada a deusa da beleza, mas também do desejo e da fertilidade. A associação desses três fatores não é um mero acaso.
A saúde íntima e o prazer sexual são fundamentais para a beleza. A saúde íntima impacta o bem-estar, a aparência e a saúde como um todo. Portanto, é importante ir ao ginecologista regularmente, para ter a certeza de que está tudo em ordem com seu organismo.
Já o prazer sexual e os orgasmos, por sua vez, são excelentes para a saúde. Entre os benefícios estão a melhora do humor e aumento da autoestima.
Especificamente no que diz respeito à beleza, os orgasmos têm um enorme impacto. De acordo com a dermatologista Carla Vidal, o orgasmo aumenta o fluxo sanguíneo e a vasodilatação, o que faz com que a pele fique corada e viçosa.
Além disso, os orgasmos liberam o hormônio estrogênio, o que ajuda na manutenção do colágeno e reduz inflamações na pele. Portanto, os cuidados com o prazer definitivamente devem fazer parte do seu ritual de beleza.
Cuidados com o prazer durante o ritual de beleza
A melhor forma de incorporar um bom orgasmo no seu ritual de beleza é a masturbação. Afinal, é uma prática saudável, que não tem nenhuma contra-indicação. Além disso, esse é um excelente caminho para a autoestima e para o autoconhecimento.
A masturbação permite que você se concentre inteiramente no seu corpo, nas suas reações e no seu prazer. O que tem tudo a ver com os objetivos do ritual de beleza.
Descubra algumas dicas para deixar a masturbação ainda mais prazerosa.
Brinquedos: Explore sem medo o maravilhoso universo dos brinquedos eróticos. Alguns dos mais populares são os vibradores e os sugadores de clitóris. Eles são capazes de proporcionar uma infinidade de sensações, intensificando o prazer.
Leitura: Você quer ter prazer e, ao mesmo tempo, estimular a imaginação? Uma excelente dica são os livros eróticos. Há histórias para todos os gostos e você poderá esquecer o mundo real para mergulhar no universo quente da ficção.
Lubrificante: Um bom lubrificante íntimo pode mudar a forma como você percebe as carícias na região íntima. Ele tem o poder de facilitar o toque, aumentando o conforto durante a masturbação. Além disso, um bom lubrificante íntimo é fundamental para quem usa brinquedos eróticos, com ou sem penetração.
Dica extra: ritual de beleza para antes de dormir
Dormir bem é fundamental para a saúde, para o bem-estar e para a aparência. No entanto, aquilo que fazemos antes de ir para a cama pode ter um impacto significativo na qualidade do sono. Por isso, um bom ritual de beleza à noite deve promover o relaxamento e o bem-estar.
Confira alguns passos para fazer um ritual de beleza antes de dormir:
- Remova a maquiagem do rosto;
- Tome um banho relaxante;
- Faça massagem no corpo com creme hidratante ou óleo corporal;
- Escove os dentes;
- Aplique um gel de limpeza no rosto, pescoço e colo, massageando a região;
- Passe creme hidratante no rosto, pescoço e colo;
- Tenha um (ou vários) orgasmos antes de dormir;
- Passe creme hidratante nos pés e nas mãos;
- Tenha uma excelente noite de sono;
Perguntas frequentes rituais de beleza
Ficou com alguma dúvida? Nós respondemos as perguntas mais frequentes sobre rituais de beleza.
Há uma enorme quantidade de cremes e loções disponíveis no mercado para passar na pele antes de dormir.
Cada um deles tem uma ação específica e deve ser usado de acordo com uma série de fatores. Alguns deles são: idade, tipo de pele, objetivo da pessoa, entre outros.
Por este motivo, o ideal é consultar um médico especialista. Esse profissional poderá indicar o melhor produto para cada indivíduo.
O dermatologista Amilton Macedo recomenda, de forma geral, cremes com ação proteica para uso noturno. Eles fazem com que a pele fique bem nutrida e descansada.
O estresse e a tensão do dia a dia podem ter impactos bastante negativos para a saúde e para a pele. Por isso, fazer o relaxamento traz inúmeros benefícios.
Uma boa forma de relaxar a pele é fazer a massagem no corpo e no rosto durante o ritual de beleza. Ter um bom orgasmo também pode promover um maior relaxamento.
Isso porque o corpo irá liberar substâncias como a ocitocina, que reduz significativamente o estresse, conforme explica a sexóloga Beverly Whipple.