Cosmético erótico: por que incorporar na sua rotina de autocuidado?

Conteúdo

mulher de costas com as mãos nas suas próprias costas

Batom, rímel, primer, creme hidratante, perfume… eu tenho certeza de que alguns desses produtos (ou todos eles) fazem parte da sua rotina, não é mesmo?

Afinal, toda mulher conhece muito bem os cosméticos e o poder que eles possuem para aumentar nossa autoestima e dar aquele estímulo na hora de cuidar de nós mesmas. 

Por mais que algumas pessoas ainda associem esses produtos apenas à vaidade feminina, a verdade é que eles têm um enorme poder para aumentar a nossa qualidade de vida.

Mas você já ouviu falar em cosméticos eróticos? Sabe o que são e para que servem

Se você tem curiosidade para descobrir e até agora não sabia para quem perguntar, continue lendo este conteúdo para ficar por dentro de tudo: o que são, para que servem e que tipos de cosméticos eróticos você pode encontrar.

E, claro, também vamos contar quais são os cosméticos eróticos seguros e confiáveis para você poder se divertir e explorar as (muitas) possibilidades com total segurança.

O que é um cosmético erótico?

Os cosméticos eróticos ou cosméticos sensuais são produtos que potencializam a sua experiência sexual (sozinha ou acompanhada) e a torna muito mais agradável, divertida e interessante.

Alguns exemplos de cosméticos sexuais são: óleos de massagem, aromatizadores ou velas perfumadas, que criam um ambiente mais íntimo e sensual, além de cremes e géis que causam sensações diferentes e estimulantes no corpo.

Assim como o uso de cosméticos faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis com o corpo, o cosmético erótico faz com que elas, em especial as mulheres, sintam-se mais à vontade para explorar o prazer da própria sexualidade.

A melhor parte é que se você tem curiosidade e vontade de se aventurar no mundo dos produtos eróticos, mas ainda não se sente pronta para os brinquedos adultos, como vibradores, próteses ou massageadores, pode começar com os cosméticos sensuais.

Na maioria das vezes, o investimento em um cosmético erótico é bem menor do que em outros produtos de sex shops.

Além disso, eles podem surpreender com novas sensações e permitem que você possa, aos poucos, descobrir aquilo de que mais gosta.

Quais são os tipos de cosmético erótico que encontramos?

Agora que você já sabe o que são e para que servem esses produtos, vamos conhecer alguns dos cosméticos eróticos mais procurados e que sensações eles causam.


É importante lembrar que muitos destes cosméticos são apenas para uso nas áreas externas do corpo e não devem ser utilizados na região íntima, como a vulva, vagina, ânus ou pênis.


Coloque sempre a saúde e a segurança em primeiro lugar!

Cosmético erótico funcional

mulher lambendo o próprio ombro

O cosmético erótico funcional é aquele que possui a função específica de acrescentar uma nova sensação ao ato sexual, quer você esteja sozinha ou acompanhada.

Dessa forma, você pode acrescentar um elemento extra ao leque de prazeres da sua intimidade.

Adstringente 

Quer intensificar o prazer da relação sexual? Esse cosmético erótico causa contrações na pele e consequentemente aumenta a fricção e o atrito durante o contato entre os parceires.

Para que o adstringente faça efeito, o ideal é massagear o local durante alguns minutos. Tire partido disso para aproveitar as carícias preliminares e abuse dos toques para ter ainda mais intimidade com o seu próprio corpo e com o corpo da outra pessoa.

Estimulante 

Se você tem dificuldades em atingir o orgasmo ou quer chegar a picos de prazer ainda mais intensos, esse é o cosmético erótico indicado.

Basta passar diretamente na pele e ter a sensibilidade amplificada aos toques e carinhos.

Use o efeito sensibilizante deste cosmético a seu favor para explorar diferentes respostas do corpo às carícias sozinha ou acompanhada, sem pressa, explorando cada nova sensação.

Comestível

A vida deve ser doce, não é verdade? Como o nome diz, esses produtos são feitos para agradar o paladar e estão disponíveis em diversos sabores: hortelã, morango, coco, chocolate, entre outros.

Faça uma verdadeira festa com este cosmético erótico! Use e abuse dos diferentes sabores e aproveite para beijar (e ser beijada) no corpo todo.

Retardante

Às vezes, durante o sexo, você tem a impressão de que tudo que é bom acaba rápido? Então, esse é o cosmético erótico perfeito para resolver o problema: ele é feito para diminuir a sensibilidade e, assim, as brincadeiras não vão terminar tão cedo.

E, já que você e sue parceire estarão com uma resposta um pouco mais lenta aos toques, quem sabe não é o momento de testar aquelas carícias e toques mais selvagens e ousados?

Anestésico

Sempre tem aquela parte do corpo um pouco mais sensível e que, ao ser tocada, gera um certo nervoso, cócegas, etc …

Agora isso não é mais um problema. O cosmético erótico anestésico é feito para lubrificar a pele e tirar a sensação de desconforto, para que a pessoa possa simplesmente relaxar e curtir o momento.

Este cosmético vem em forma de creme ou gel e precisa ser massageado durante um tempinho. Só então surtirá efeito. Isso significa que é preciso ir com muita calma e gentileza, em especial nos primeiros momentos.

Térmico

Você já percebeu o quanto o prazer está ligado ao sentido do tato? O contato, os carinhos, os beijos…

Então, por que não acrescentar um toque de novidade e experimentar os cosméticos eróticos que esquentam ou, ao contrário, esfriam, deixando a pele geladinha?

Você pode aproveitar uma bela massagem para explorar o toque e as sensações de calor e frio em diferentes partes do corpo.

Lubrificante

Para as mulheres, a lubrificação vaginal é uma parte muito importante da preparação para a relação sexual.

A lubrificação prepara a vagina, facilita a entrada do pênis (ou do vibrador) e reduz qualquer atrito.

Muitas vezes, a falta de lubrificação pode causar dor ou desconforto, quer você esteja com outra pessoa ou sozinha, com brinquedos sexuais.

Acontece que, por uma série de motivos, nem sempre o seu corpo vai produzir a quantidade adequada de lubrificação para que tudo aconteça sem atritos.

Além disso, o ânus não produz nenhum tipo de lubrificação natural.

É aí que entram os lubrificantes: eles são aquela ajuda extra que garante o seu total conforto para aproveitar o prazer.

Lubrificante íntimo ou lubrificante corporal?

mulher deitada de costas nua sendo massageada

A resposta vai depender do uso de cada produto.

Se o seu objetivo é fazer aquela massagem especial no corpo, para fazer a pele deslizar e ficar mais sensível ao toque, escolha o lubrificante corporal sem medo.

Mas se o que você precisa é de um lubrificante para as áreas íntimas (vagina, ânus ou pênis), certifique-se de escolher um lubrificante íntimo, próprio para essa finalidade e que não vai prejudicar a sua saúde.

Não custa lembrar que muitas vezes podemos ter alergia a algum produto, mesmo sem saber.


Por isso, ao utilizar qualquer cosmético erótico ou lubrificante pela primeira vez, é mais seguro colocar uma pequena quantidade nas mãos ou nos braços e aguardar um pouco para ter certeza de que ele não vai causar nenhum efeito adverso em você ou em outra pessoa.


A grande maioria dos lubrificantes no mercado são à base de água ou de silicone. Confira as diferenças entre eles.

Lubrificante à base de água

Os lubrificantes à base de água são laváveis e funcionam bem com preservativos.

Essa é a opção ideal também para usar com brinquedos, pois não causam desgaste nem danificam  o material.

Além disso, os lubrificantes à base de água são a escolha mais indicada, porque não causam alergia e, portanto, são bem mais amigáveis com o seu corpo e com o corpo das outras pessoas.

Lubrificante à base de silicone

Embora tenham uma certa popularidade, não podemos indicar este produto porque eles causam muitas alergias e irritações na pele. 

E, tratando-se de áreas íntimas, que possuem uma sensibilidade muito maior, este é um problema que definitivamente todas nós queremos evitar, não é mesmo? 

Outra grande desvantagem dos lubrificantes à base de silicone é que eles danificam o material dos brinquedos eróticos.

Além disso, nem todos os preservativos podem ser utilizados com lubrificantes à base de silicone, então definitivamente você deve escolher um produto à base de água.

Saiba o que não pode ser usado como cosmético erótico

pernas de mulher aberta deitada em uma banheira cheia de água e pétalas de diversas flores

Muitas vezes, o calor da hora H faz com que a gente se solte e acabe improvisando um pouco, utilizando o que estiver à mão.

Não faça isso!

Utilizar os produtos errados como cosméticos sensuais pode prejudicar a sua saúde e trazer problemas em vez de prazer.

Entenda os motivos a seguir.

Vaselina, óleo de bebê e hidratantes

A vaselina e o óleo de bebê são perigosos, porque contêm produtos químicos que não devem entrar em contato com a sua mucosa.

Assim, podem causar alergias, ressecamento ou infecções vaginais. 

Além disso, podem fazer com que o preservativo estoure e, consequentemente, você perderá a proteção.

Saliva

Embora pareça uma opção romântica, porque vem associada a muitos beijos, o grande problema da saliva é que, além de secar rapidamente, pode carregar doenças sexualmente transmissíveis.

Ou seja: não adianta usar preservativo e lubrificar a área com a saliva de outra pessoa.

Você estará deixando a sua saúde exposta. E, sinceramente, não vale a pena, não é verdade?

Agora que você já sabe tudo sobre o universo do cosmético erótico, que tal conhecer alguns deles mais a fundo e começar a se aventurar?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo